Em 2023, Darico Nobar entrevistará mais personagens clássicas da literatura brasileira. Confira, hoje, o novo calendário do programa mais original da televisão.
Se você é fã do Talk Show Literário, na certa gostará de conhecer os bastidores que levaram a definição de mais uma temporada do programa mais inteligente e divertido da televisão brasileira. Nova temporada?! Como assim, Ricardo? Vocês não disseram no Bonas Histórias que a atração comandada por Darico Nobar seria encerrada após a sexta coletânea de entrevistas, que foi ao ar no ano passado?! Sim, querido(a) e bem-informado(a) telespectador(a). Compreendemos o seu espanto e, principalmente, a sua incredulidade. Porém, temos novidades para divulgar no post de hoje do blog dos blogs literários.
Conseguimos convencer o apresentador mais querido da principal emissora de TV do Brasil a seguir à frente dos bate-papos com as personagens clássicas da literatura brasileira. É verdade, acredite se quiser!!! Não é brincadeirinha de 1º de abril, não. Até porque hoje já é 3 de abril. Nobar continuará conosco em 2023 e, lá vem outra bomba, em 2024. É isso mesmo que você leu, empolgado(a) leitor(a) do Bonas Histórias. Teremos (pelo menos) mais duas temporadas do Talk Show Literário – TSL para os íntimos. Uhu! Podem soltar fogos de artifício e colocar mais cerveja na geladeira. Vamos comemorar este feito grandioso (e, por vezes, difícil de crer) da equipe administrativa do canal de televisão que tanto gostamos de assistir.
É de conhecimento geral que Darico Nobar está há um tempinho querendo mudar de programa. Ou melhor, utilizando o linguajar televisivo, sua vontade é trocar de linha editorial ou de pauta programática. A real é que ele não aguenta mais falar de ficção literária e não quer mais conversar com os convidados em estúdio. Desde o final de 2019, seu desejo é capitanear uma atração que envolva gastronomia, sua grande paixão, ou viagens internacionais, seu principal hobby. O problema é que veio uma pandemia para bagunçar o coreto e aí, vocês bem sabem, os planos da emissora de TV tiveram que mudar um pouco. Diante da crise que as empresas de comunicação estão atravessando, as ideias para novos programas foram congeladas momentaneamente e o canal precisou investir nas atrações que já estavam consolidadas.
Com sua grande audiência, era natural que o Talk Show Literário fosse mantido na grade de programação. Além do público cativo, o programa já tinha patrocinadores fixos e longevos. Por falar nisso, abraços para vocês: Dança & Expressão, Epifania Comunicação Integrada, Livraria Mandarina e Eduardo Villela Book Advisor. Com a realidade atroz batendo à porta da mídia audiovisual, não dava para simplesmente jogar pela janela um produto com receitas e espectadores garantidos e investir em algo incerto e desconhecido, né? Pode não parecer, mas existe planejamento e lógica por trás das principais decisões tomadas pelas emissoras de TV.
Por mais que Nobar se recusasse a seguir no comando do talk show e reclamasse o tempo inteiro, ele aceitou (ou foi forçado a aceitar!) concluir a quarta temporada do TSL, em 2020, em plena quarentena da COVID-19. Na sequência, precisou emendar a contragosto duas novas séries do Talk Show Literário. Daí tivemos a quinta temporada do TSL, em 2021, e a sexta temporada do TSL, em 2022. E para alegria de todo mundo (ou quase todo mundo!), as últimas séries de entrevista se tornaram um retumbante sucesso, com direito à indicação nas mais recentes edições do Prêmio APCA. Vendo a alegria e a empolgação da equipe a sua volta, Darico Nobar foi categórico com a direção do canal: a partir de 2023, quero um novo programa! Do contrário, não fico mais na emissora. Com medo de perder uma de suas principais estrelas, a alta administração aceitou (ou precisou aceitar) a exigência.
Aí a história começa a ficar boa. Em janeiro agora, ocorreram as primeiras reuniões sobre o novo programa que o apresentador comandaria. De cara, a ideia de uma atração sobre gastronomia/culinária foi vetada. A equipe de Marketing disse que seria impossível concorrer com Rita Lobo. O programa dela era perfeito, ela era perfeita e a comida dela era perfeita. Como disputar a audiência com uma rival com tanta perfeição, hein? IM-POS-SÍ-VEL!!! Darico Nobar chiou, esperneou e xingou. Só quando assistiu a um programa inteiro da concorrente entendeu que não faria algo melhor. Pior é que nem sei cozinhar, dizem que o apresentador falou baixinho, para espanto geral dos colegas.
A atração envolvendo viagens internacionais nem foi cogitada pela equipe técnica. Com o real desvalorizado e com as verbas reduzidas para novos programas, a direção da emissora vetou essa ideia logo de cara. E o que sobrou para eu fazer?!, questionou nosso herói que caminhava a passos largos para a geladeira do canal. A proposta que vingou foi uma atração matutina de variedades voltada para as donas de casa com idades acima dos 70 anos e que sofrem de insônia. Para esse público, garantiu o time de Marketing, Darico Nobar é visto como um galã com enorme credibilidade e carisma. O programa ocorreria ao vivo de segunda a domingo das 4 às 6 horas.
De repente, não mais do que de repente, parece que Nobar começou a sentir saudades do Talk Show Literário. Conversar com personagens da literatura não era tão ruim assim, né? Apresentar um programa ao vivo, uma vez por semana e à noite também tinha lá suas vantagens, principalmente para quem jamais acordou antes do meio-dia. Podem acreditar em mim: não foi necessário um mês de reuniões sobre a pauta do programa matutino de variedades para Darico Nobar abandonar a ideia da nova atração e retornar para seu amado e estimado talk show. Aproveitando o momento favorável, alguém colocou um papel para o apresentador assinar e ele assinou sem pestanejar. Para surpresa de todos, inclusive daquele que colocou sua assinatura no documento de forma passional, o contrato estipulava mais duas temporadas de entrevistas.
Com Nobar garantidíssimo como apresentador do TSL, o Bonas Histórias se sentiu confiante para renovar a parceria com a emissora de televisão. Assim, teremos a exclusividade para exibir o Talk Show Literário em formato textual para nossos leitores pelos próximos dois anos. Em 2023, vamos divulgar no blog a sétima temporada do TSL e, em 2024, vamos apresentar para vocês a oitava temporada do TSL. Uhu! Há ou não há motivos para comemorarmos as novidades com fogos de artifício e cerveja gelada, hein?!
E aí, quer saber os detalhes da programação de 2023 do Talk Show Literário?! Para aqueles que não se aguentam de curiosidade ou para quem deseja simplesmente marcar na agenda esses compromissos imperdíveis, segue a lista com as seis entrevistas da sétima temporada do programa apresentado com brilhantismo por Darico Nobar:
- 15 de maio de 2023 – Entrevista 1: Rosa Maria Gonçalves – Zero – 1979 – Ignácio de Loyola Brandão.
- 19 de junho de 2023 – Entrevista 2: Cacambo – O Uraguai – 1769 – Basílio da Gama.
- 31 de julho de 2023 – Entrevista 3: Gregório de Matos e Guerra – Boca do Inferno – 1989 – Ana Miranda.
- 11 de setembro de 2023 – Entrevista 4: Rosinha Lituana – Parque Industrial – 1933 – Pagu.
- 23 de outubro de 2023 – Entrevista 5: Roberto Lopes Mascarenhas – O Estudante – 1975 – Adelaide Carraro.
- 8 de janeiro de 2024 – Entrevista 6: Padre Fernando – Quarup – 1967 – Antonio Callado.
Não sei vocês, mas eu confesso que estou ansioso pela nova coletânea de episódios do Talk Show Literário que o Bonas Histórias irá trazer mais uma vez com exclusividade. Agora é segurarmos a inquietação e esperarmos pela transmissão ao vivo do principal programa literário da televisão brasileira. Até a próxima, pessoal! E ótimas entrevistas para todos em 2023!
------------------------------
O Talk Show Literário é o programa de televisão fictício que entrevista as mais famosas personagens da literatura. Assim como ocorreu nas seis primeiras temporadas, neste sétimo ano da atração, os convidados de Darico Nobar, personagem criada por Ricardo Bonacorci, são os protagonistas dos clássicos brasileiros. Para acompanhar as demais entrevistas, clique em Talk Show Literário. Este é um quadro exclusivo do Blog Bonas Histórias.