Senhoras e senhores! Apresentaremos hoje os galardões miliádicos de fevereiro deste 2021! Somente os melhores autores, de qualidade renomada. A começar pelo campeão dos vestibulares e maior observador de cortinas da história, Eça de Queiroz! O romancista português, autor de “Os Maias”, “A Cidade e as Serras” e “O Primo Basílio” (Clube de Autores), tem a morte completando 44 milliádios no dia 2.
Outra menção maravilhosa é Audálio Dantas, o maior jornalista do século XX! Precursor mundial do New Journalism, um “jornalismo bem feito com grife”. O autor escreveu “As Duas Guerras de Vlado Herzog” (Civilização Brasileira) e “Tempos de Reportagem” (Leya), leituras obrigatórias nos melhores cursos de jornalismo. O falecimento de Audálio faz mil dias no dia 23.
Seguimos com um dos maiores compositores do Brasil, Chico Buarque! O autor de “Budapeste”, “Essa Gente”, “Leite Derramado” e “Estorvo” (todos pela Companhia das Letras) completa 28 miliádios no dia 15. Chico consegue falar com os mais populares brasileiros, mesmo passando longe das câmeras da Vênus Platinada.
E falando na Globo, temos o dever de citar o maior poeta do Brasil na atualidade: Bráulio Bessa! Isso mesmo, o poeta da Fátima Bernardes completa joviais 13 miliversários no dia 24. O cordelista é autor de “Poesia que Transforma”, “Um Carinho na Alma” e “Recomece” (Sextante) e, para desespero dos puristas, o único poeta a atingir o topo dos mais vendidos da Amazon.
Neil Gaiman, cuja literatura mágica e sombria nos eleva aos topos do cérebro, completa 22 miliádios no dia 03. O autor das dark fantasies “Deuses Americanos”, “O Livro do Cemitério” e “Coraline” (Rocco) também é roteirista e quadrinista.
Uma realidade sombria é o que Friedrich Nietzsche comia no café da manhã! O autor de “Crepúsculo dos Ídolos” e “Assim Falou Zaratustra” (Companhia de Bolso) tem a morte completando 44 mil dias no dia 11. Ele é o filósofo que mais influenciou o pensamento do século XX. Que honra! E que bigode!
Citamos agora Honoré de Balzac, que completaria 81 miliversários no dia 25. O novelista português, autor de “A Mulher de Trinta Anos” e “Ilusões Perdidas”, é considerado o fundador do realismo lusófono. Que honra! E que bigode!
Mas voltemos às mulheres de trinta anos: você já curtiu a Andréa Bistafa? Ela é booktuber e gamer na Twitch, maior plataforma do métier. Ela completa 12 mil diazinhos de vida no dia 18. Pra seguir e compartilhar!
Parabéns pelo miliversário...
... Khaled Hosseini, autor de “O Caçador de Pipas” (Globo Livros), que faz 24 miliversários dia 17.
Em memória de...
... Jonathan Swift, escritor irlandês de “As Viagens de Gulliver” (Penguin) que, se a vida fosse infinita, faria 129 miliversários no dia 7.
... Doris Lessing, ganhadora do Nobel de Literatura de 2007, autora de “A Erva Canta” (Publicações Europa-América), que completaria 37 miliversários no dia 8.
... Soeiro Pereira Gomes, autor de “Esteiros” (Sirius), cuja morte completa 26 miliádios no dia 10.
... Jorge de Sena, poeta e romancista de “Sinais de Fogo” (Livros do Brasil), que faria 37 miliádios no dia 19.
... Bernardo Guimarães, autor de “A Escrava Isaura” (Nostrum Editora), cuja morte completa 50 mil dias no dia 31.
Miliádios Literários é a coluna de Paulo Sousa, autor do romance “A Peste das Batatas” (Pomelo) e da novela “Histórias de Macambúzios”, que apresenta mensalmente no Bonas Histórias as principais efemérides da literatura. Para ler os demais posts dessa seção, clique em Miliádios Literários. E não deixe de nos acompanhar nas redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.