Veja os 140 principais títulos da ficção e da poesia que foram publicados no Brasil no quinto bimestre.
Acredito que os leitores mais assíduos do Bonas Histórias já estão acostumados com a minha rotina literária, que compartilho com algum constrangimento por essas mal escritas páginas. Há dez anos, mapeio as obras mais relevantes produzidas pelas editoras brasileiras. A coluna Livros – Crítica Literária é a prova cabal deste esforço. Nela, apresento mensalmente a análise das publicações que tiveram forte impacto tanto no público leitor quanto na imprensa. Felizmente, pude comentar muitos livrões de autores nacionais e internacionais ao longo da última década. E desde janeiro de 2020 (ou seja, há quase cinco anos), faço o levantamento bimestral dos títulos recém-lançados nas livrarias do Brasil. Assim, trago na coluna Mercado Editorial as principais novidades das estantes da ficção e da poesia. Quem gosta de boa literatura tem um lugar cativo para a consulta do que ler e do que comprar.
Com a chegada de novembro (olha o fim do ano aí, gente!), não podia me esquecer de exibir a lista dos livros que foram publicados no Brasil em setembro e outubro de 2024. Como diria Capitão Nascimento, “Missão dada é missão cumprida”. Apesar de nutrir enormes e incontáveis diferenças ideológicas com a famosa personagem do cinema brasileiro (ressalvas que até mesmo Wagner Moura possui), confesso que esse valor eu prezo (e sigo). Portanto, o post de hoje é para mostrar os romances, as novelas, as coletâneas de contos, as coleções de crônicas, as seleções de ensaios, os títulos infantojuvenis, as obras infantis e as antologias de poemas que ainda estão quentinhos nas prateleiras das lojas físicas e digitais. Com um pouco de imaginação, dá até para sentir o cheirinho de material recém-saído das gráficas. Não vai me dizer que você não está sentindo, hein? Eu estou...
Do ponto de vista das novidades ficcionais e poéticas do quinto bimestre deste ano, identifiquei 140 títulos que merecem a atenção dos amantes da literatura. Antes de apresentá-los um a um no listão já característico da coluna Mercado Editorial, tomei a liberdade para destacar os melhores entre os melhores. Quem não gosta da curadoria da curadoria, né? Falo por mim: me amarro! Afinal, se não der tempo para conferir todos os lançamentos de setembro e outubro, ao menos sabemos o que devemos nos atentar.
Para começo de conversa, tivemos vários exemplares de ótimo nível dentro da literatura brasileira. Não seria exagero dizer que a última safra nacional foi excelente. Excelente em qualidade e em quantidade. Escolhi apenas quatro publicações verde-amarelas para comentar com mais cuidado, mas poderia ter selecionado tranquilamente dez. Os três romances que me pareceram mais interessantes são “Krakatoa” (Todavia), de Veronica Stigger, “De Onde Eles Vêm” (Companhia das Letras), de Jeferson Tenório, e “Dentro do Nosso Silêncio” (Paralela), de Karine Asth. E, para não falarem que me esqueci da criançada, o livro infantil convocado para a Seleção Brasileira do último bimestre é “As Aventuras de Priminha Irritante no Reino dos Unicórnios” (Outro Planeta), de Gabriel Dearo e Manu Digilio.
“Krakatoa” é a segunda narrativa longa de Veronica Stigger, uma das mais criativas e ousadas escritoras nacionais da atualidade. Gosto tanto de seu trabalho literário que já discuti na coluna Livros – Crítica Literária algumas de suas principais obras. Foi o caso de “Os Anões” (Cosac Naify), a coletânea de contos disruptivos com tom tragicômico, e “Opsianie Swiata” (Cosac Naify), romance de estreia com pegada de drama histórico. Esses dois títulos são espetaculares. Conhecendo o repertório de Stigger, recebi com enorme expectativa “Krakatoa”. Na minha visão, esse é o melhor lançamento do final do ano no Brasil.
Nesta nova publicação, a escritora gaúcha apresenta uma narrativa fragmentada a partir da explosão de um vulcão na Indonésia, o tal Krakatoa do título. Na primeira parte, assistimos às vozes de vários elementos da natureza (terra, sol, fogo, água, vento, tempestade, carvão, pântano etc.) comentando os impactos ambientais e sociais da violenta erupção. Na segunda parte, acompanhamos uma série de notícias sobre o evento ocorrido em 1883 e uma viagem contemporânea de uma escritora à Ásia. Mais uma vez, temos uma obra forte, original e que navega por vários gêneros literários. É um romance que não tem cara de romance. E é um livro com a cara do estilo de Veronica Stigger.
“De Onde Eles Vêm” é a primeira publicação de Jeferson Tenório depois do enorme sucesso de crítica e de público de “Avesso da Pele” (Companhia das Letras), título que o catapultou à primeira prateleira dos ficcionistas brasileiros. O romance que conquistou o Prêmio Jabuti de 2021 tratava do drama de uma família gaúcha vítima do racismo e da violência policial ao longo de duas gerações. De certa maneira, esses temas estão na essência das narrativas do autor carioca radicado em Porto Alegre.
Em seu quarto romance – os outros foram “O Beijo na Parede” (Sulina) e “Estela Sem Deus” (Companhia das Letras) –, Tenório traz o drama de Joaquim, um rapaz negro que sonha em ingressar na faculdade. Narrada em primeira pessoa pelo protagonista, a história de “De Onde Eles Vêm” se passa nos primeiros anos do século XXI, quando o Brasil implementava políticas públicas para o aumento da inserção dos negros em algumas esferas da sociedade. Contudo, a lei das cotas raciais na educação não foi capaz de exterminar o preconceito e o racismo no país. É isso o que a trama de Jeferson Tenório nos mostra com enorme vigor.
Por falar em Prêmio Jabuti, o selo Paralela da Companhia das Letras relança “Dentro do Nosso Silêncio”, a narrativa longa de estreia de Karine Asth que conquistou no ano passado a principal honraria literária brasileira na categoria Romance de Entretenimento. A edição original da obra tinha saído pela Editora Bestiário, pequena casa editorial porto-alegrense. Pera aí, outra vez o Rio Grande pautando o melhor da literatura brasileira?! É isso mesmo, senhoras e senhores. A capital gaúcha é berço de importantes escritores nacionais. Porém, é bom alertar que Asth é uma autora fluminense que vive há quase duas décadas em Recife. Então ela não tem nada a ver com o Rio Grande do Sul? Nananinanão. Ela foi aluna do curso de escrita criativa de Luiz Antonio de Assis Brasil, gaúcho referência na formação de escritores brasileiros.
Em “Dentro do Nosso Silêncio”, acompanhamos a saga de Ana, uma blogueira de culinária que resolveu ter o primeiro filho. A decisão tomada com firmeza ao lado do marido se transformou em uma fase dolorosa para a personagem. Com dificuldades para engravidar pela forma natural, Ana recorreu a fertilização in vitro. O que ela não imaginava era o quão difícil e frustrante seria o procedimento médico. Fragilizada emocional e psicologicamente, a protagonista vê o sonho de ser mãe se tornar um pesadelo. A trama do livro foi inspirada na própria trajetória de Karine Asth, que precisou utilizar a fertilização in vitro para engravidar.
Encerramos esse passeio pela literatura nacional exibindo o novo lançamento dos carismáticos Gabriel Dearo e Manu Digilio, casal best-seller entre o público infantil. A série literária dos influenciadores digitais, “As Aventuras de Mike”, está há cinco anos no topo dos livros mais vendidos no país e cresce anualmente em extensão de títulos. Depois de “As Aventuras de Mike” (Outro Planeta), de 2019, “As Aventuras de Mike 2: O Bebê Chegou!” (Outro Planeta), também de 2019, “As Aventuras de Mike: O Livro Interativo” (Outro Planeta), de 2021, “As Aventuras de Mike: Mudando de Casa” (Outro Planeta), de 2022, “As Aventuras de Mike 4: A Origem de Robson” (Outro Planeta), de 2023, e “As Aventuras de Mike - O Livro de Colorir” (Outro Planeta), de 2024, agora os leitores mirins receberam “As Aventuras de Priminha Irritante no Reino dos Unicórnios”.
No novo volume da série “As Aventuras de Mike”, o protagonista não é mais Mike e sim sua irmã caçula, chamada de “priminha irritante” pela criançada da família (conforme apresentado no primeiro título da coletânea). A garota adora unicórnios, o que gera curiosidade entre a molecada. Por que alguém seria viciada em um animal inexistente?! É isso o que move a trama deste livro, que aproveita para expandir um pouco mais o núcleo narrativo do universo ficcional criado por Gabriel Dearo e Manu Digilio. Quem tem criança em casa sabe que os pequenos leitores vão pedir a compra de “As Aventuras de Priminha Irritante no Reino dos Unicórnios” de presente de Natal. Ou seja, aí está mais um sucesso certo das livrarias brasileiras e portuguesas em dezembro.
Já que falamos de Portugal, vamos pular para a estante da literatura internacional. Na minha visão, os principais lançamentos editoriais no Brasil no quinto bimestre de 2024 quando olhamos para os autores gringos foram: “Não Se Pode Morar Nos Olhos De Um Gato” (Dublinense), da lusitana Ana Margarida de Carvalho, “A História de Roma” (Dublinense), da também portuguesa Joana Bértholo, “Solenoide” (Mundaréu), do romeno Mircea Cărtărescu, e “As Planícies” (Todavia), do australiano Gerald Murnane.
Não posso deixar de elogiar a coleção de primavera da Editora Dublinense, conceituada casa editorial (adivinha de onde?!) de Porto Alegre. Eu até tento me esquecer dos bons tempos em que vivi na beira do Guaíba, mas desse jeito está difícil, viu?! Ao lado da paulistana Editora Fósforo e da recifense Editora CEPE, a Dublinense é uma de minhas editoras brasileiras favoritas. A curadoria deles beira a perfeição, principalmente depois de terem organizados suas publicações em quatro coleções ao ano. Entre os romances imperdíveis que disponibilizaram no finalzinho de outubro, ressalto os títulos de dois monstros da literatura portuguesa contemporânea: Ana Margarida de Carvalho e Joana Bértholo.
“Não Se Pode Morar Nos Olhos De Um Gato” foi publicado originalmente em 2016 em Portugal. Com essa obra, Ana Margarida de Carvalho conquistou o Grande Prêmio de Romance da APE/DGLAB (Associação Portuguesa de Escritores/Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas) e o Prêmio Manuel de Boaventura 2017. Além disso, o romance foi finalista no Livro do Ano 2017 da SPA (Sociedade Portuguesa de Autores) e no Prêmio Oceanos 2017, um dos principais da língua portuguesa. Isso quer dizer que ele é bom? Não, não, querido(a) leitor(a) da coluna Mercado Editorial. Isso quer dizer que o livro é EXCELENTE!
Nessa narrativa da jornalista, escritora, dramaturga e cineasta lisboeta, assistimos ao naufrágio de um navio negreiro clandestino. Oito pessoas sobrevivem ao acidente em alto-mar: um capataz, um escravo, um criado, um padre, um estudante, um bebê, uma fidalga e a filha da fidalga. O grupo está reunido em uma praia. Ao mesmo tempo em que todas as personagens precisam da colaboração dos colegas, as diferenças históricas e sociais deles impossibilitam ou dificultam a verdadeira união. Com “Não Se Pode Morar Nos Olhos De Um Gato”, misto de drama histórico, aventura acelerada e alegoria social, Ana Margarida de Carvalho demonstra porque é uma das melhores ficcionistas de nossa língua.
Por sua vez, “A História de Roma” é o trabalho mais destacado de Joana Bértholo, outra escritora e dramaturga lisboeta. Publicado no ano passado em Portugal, o terceiro romance de Bértholo ganhou a última edição do Prêmio Fundação Eça de Queiroz e foi finalista do Prêmio Oceanos de 2023 na categoria Prosa. A publicação gira em torno de um antigo romance ocorrido na capital da Argentina entre uma escritora lusitana e um homem misterioso. Ai, ai, ai. Confesso que é complicado não me empolgar com uma trama de amor passada em Mi Buenos Aires Querido. Quem leu a crítica de “Amor Segundo Buenos Aires” (HarperCollins), o romance de estreia de Fernando Scheller, saberá o porquê.
Em “A História de Roma”, acompanhamos a narradora-protagonista relatando dez anos de sua vida, que foram seriamente impactados por uma antiga história de amor vivenciada na América do Sul. O relacionamento fugaz acabou há muito tempo, mas o sentimento não pôde ser abafado. De volta à Europa, a mulher ainda é atormentada pelos passos do homem por quem se apaixonou no passado distante. Usando muitíssimo bem os recursos do flashback e do flashforward, o livro reconstrói essa história de amor do ponto de vista feminino e com uma pegada de road story. O texto de Joana Bértholo é realmente incrível.
Outro exemplar da alta literatura europeia que chega ao Brasil é “Solenoide”, obra máxima de Mircea Cărtărescu que enfim ganhou versão em português. Frequentemente cotado ao Nobel de Literatura (nos dois últimos anos, foi superado por Han Kang e Joh Fosse), Cărtărescu é poeta, romancista e ensaísta romeno de 68 anos que conseguiu quebrar a barreira entre a Literatura da Europa Ocidental e a Literatura da Europa Oriental. A profundidade de seu texto e a habilidade por navegar por vários gêneros foram responsáveis por encantar os leitores internacionais e a crítica literária mundial.
Publicado em 2015, “Solenoide” é um tijolão ficcional de quase 800 páginas. Nessa obra que é desde já um clássico contemporâneo, acompanhamos um jovem professor de um bairro periférico de Bucareste que acalenta um velho sonho: se tornar escritor. Contudo, a rotina do ir e vir à escola e de cuidar da enorme casa na capital da Romênia traga seu tempo e sua energia. Com uma narrativa que mescla reflexões filosóficas, críticas sociais, intertextualidade literária, absurdos políticos e dúvidas sobre a fronteira entre realidade e ficção, Mircea Cărtărescu demonstra porque é um dos romancistas mais premiados da atualidade.
Por fim, deixo uma dica para quem não gosta de livros tão volumosos. Se você fica desanimado(a) só de imaginar as centenas de páginas que terá que percorrer, a sugestão é a novela “As Planícies”, de Gerald Murnane, outro nome apontado como favorito ao Nobel. Este livro tem apenas 112 páginas. Ufa! Esse clássico contemporâneo da literatura australiana foi publicado em 1982 e, mesmo com a enorme repercussão internacional, mantinha-se inédito para os leitores brasileiros. Até agora. Graças à Editora Todavia, esse tropeço foi, enfim, resolvido com a tradução de Caetano W. Galindo.
Em “As Planícies”, a obra mais importante de seu amplo portfólio, Murnane retrata com enorme beleza as paisagens naturais e a cultura do interior da Austrália. O protagonista é um jovem cineasta que sofre de profunda crise existencial. Entre desilusões amorosas e memórias familiares dolorosas, ele busca encontrar a identidade pessoal em uma viagem pelo rincão seco do país continental.
Depois desse breve corte de oito títulos, me sinto na obrigação de apresentar a listagem completa dos lançamentos do mercado editorial brasileiro em setembro e outubro de 2024. A seguir, tenho o prazer de exibir os 140 melhores livros que chegaram às prateleiras da ficção e da poesia nas livrarias brasileiras no penúltimo bimestre do ano.
FICÇÃO BRASILEIRA:
“Krakatoa” (Todavia) – Veronica Stigger – Romance – 176 páginas.
“De Onde Eles Vêm” (Companhia das Letras) – Jeferson Tenório – Romance – 208 páginas.
“Dentro do Nosso Silêncio” (Paralela) – Karine Asth – Romance – 232 páginas.
“Cavalos No Escuro” (Record) – Rafael Gallo – Romance – 208 páginas.
“Gaiola de Esperar Tempestades” (Dublinense) – Gabriela Richinitti – Romance – 240 páginas.
“Ojiichan” (Fósforo) – Oscar Nakasato – Romance – 168 páginas.
“Guerra I – Ofensiva Paraguaia e Reação Aliada Novembro de 1864 a Março de 1866” (Editora 34) – Beatriz Bracher – Romance – 536 páginas.
“A Voz Que Ninguém Escutou” (José Olympio) – Renan Silva – Romance – 304 páginas.
“Casa de Família” (Companhia das Letras) – Paula Fábrio – Romance – 296 páginas.
“A Extraordinária Zona Norte” (Todavia) – Alberto Mussa – Romance – 232 páginas.
“Garras” (Rocco) – Lis Vilas Boas – Romance – 368 páginas.
“Rosa e Violeta” (L&PM Editores) – Clara Corleone – Romance – 200 páginas.
“O Maior Ser Humano Vivo” (Rocco) – Pedro Guerra – Romance – 368 páginas.
“Anel de Vidro” (Todavia) – Ana Luisa Escorel – Novela – 144 páginas.
“Nosso Corpo Estranho” (Fósforo) – Reginaldo Pujol Filho – Novela – 120 páginas.
“NECA” (Companhia das Letras) – Amara Moira – Novela – 120 páginas.
“Condições Ideais de Navegação Para Iniciantes” (Companhia das Letras) – Natalia Borges Polesso – Coletânea de Contos – 232 páginas.
“O Dia Escuro” (Companhia das Letras) – Amara Moira, Ana Rüsche, Andréa del Fuego, Carola Saavedra, Cidinha da Silva, Dia Nobre, Eliana Alves Cruz, Fabiane Guimarães, Flavia Stefani, Jarid Arraes, Laís Romero, Lygia Fagundes Telles, Marcela Dantés, Maria Valéria Rezende, Natalia Salomão Carrara, Micheliny Verunschk, Natalia Borges Polesso, Natércia Pontes, Socorro Acioli e Trudruã Dorrico – Coletânea de Contos – 232 páginas.
“Quando Chega Nossa Vez Acaba” (Alfaguara) – Rafael Simeão – Coletânea de Contos – 192 páginas.
“Árido” (Rocco) – Ana Paula Lisboa, Cristhiano Aguiar, Fabiane Guimarães, José Falero e Tanto Tupiassu – Coletânea de Contos – 112 páginas.
“Brincadeira Sem Futuro” (Todavia) – Ricardo Terto – Coletânea de Contos – 72 páginas.
“Comigo Na Livraria” (L&PM Editores) – Martha Medeiros – Coletânea de Crônicas – 216 páginas.
“O Que Se Faz Por Amor” (L&PM Editores) – J. J. Camargo – Coletânea de Crônicas – 240 páginas.
“Ana Maria Machado – Uma Autora em Perspectiva” (Global) – Ascensión Rivas Hernández (org.) – Coletânea de Ensaios – 256 páginas.
“Cúmplices de Um Escândalo” (Verus) – Lucy Vargas – Infantojuvenil – 420 páginas.
“Complicado e Perfeitinho” (Seguinte) – Renan Bittencourt – Infantojuvenil – 336 páginas.
“O DJ – Rebeldia Digital” (Global) – Toni Brandão – Infantojuvenil – 336 páginas.
“Senhorita Aurora” (Verus) – Babi A. Sette – Infantojuvenil – 336 páginas.
“Primeiras Más Impressões” (Verus) – Gabriela Graciosa Guedes – Infantojuvenil – 294 páginas.
“As Regras do Jogo” (Paralela) – Arquelana – Infantojuvenil – 288 páginas.
“Sociedade da Caveira de Cristal” (Escarlate) – Andréa del Fuego – Infantojuvenil – 224 páginas.
“A Criação do Novo Mundo” (Todavia) – Paulo Lins (autor), Flávia Helena (autora) e Guilherme Campello (ilustrador) – Infantojuvenil – 112 páginas.
“As Aventuras de Priminha Irritante no Reino dos Unicórnios” (Outro Planeta) – Gabriel Dearo e Manu Digilio – Infantil – 208 páginas.
“Chuva” (Reco-reco) – Dalton Trevisan (autor) e Guazzelli (ilustrador) – Infantil – 56 páginas.
“O Ciclista” (Reco-reco) – Dalton Trevisan (autor) e Odilon Moraes (ilustrador) – Infantil – 40 páginas.
“Educando Crianças Antirracistas” (Outro Planeta) – Bárbara Carine Soares Pinheiro (autora) e Pakapym (ilustrador) – Infantil – 48 páginas.
“A Garotinha Que Não Se Olhava No Espelho” (Outro Planeta) – Fabi Santina – Infantil – 48 páginas.
“Cordéis Para Crianças Incríveis” (Companhia das Letrinhas) – Jarid Arraes (autora) e Veridiana Scarpelli (ilustradora) – Infantil – 40 páginas.
“Vejamos” (Brinque-Book) – Otávio Júnior (autor) e Caio Zero (ilustrador) – Infantil – 40 páginas.
“O Invasor” (Boitatá) – Daniel Cabral e Fereshteh Najafi – Infantil – 40 páginas.
“Ponto de Vista” (Global) – Ana Maria Machado (autora) e Luciano Tasso (ilustrador) – Infantil – 40 páginas.
“Nem Todo” (Companhia das Letrinhas) – Marcelo Tolentino – Infantil – 40 páginas.
“Errinho, Errão” (Brinque-Book) – Estevão Azevedo (autor) e Kaká Leal (ilustrador) – Infantil – 40 páginas.
“Chegou a Hora da Onça Beber Água” (Gaudí) – Adalberto Cornavaca (autor) e Andréa Dellamagna (ilustradora) – Infantil – 40 páginas.
“Terra” (Companhia das Letrinhas) – Yuri de Francco (autor) e Carol Fernandes (autora e ilustradora) – Infantil – 38 páginas.
“A Roupa Nova do Rei” (Global) – Ruth Rocha (autora) e Thiago Lopes (ilustrador) – Infantil – 32 páginas.
“Quibe e o Tesouro das Abelhas” (Companhia das Letrinhas) – Camila Fremder (autora) e Juliana Eigner (ilustradora) – Infantil – 32 páginas.
“Eu Vim De Lá” (Yellowfante) – Nikole Cândida – Infantil – 32 páginas.
“Na Minha Rua Passa Um Carro” (Companhia das Letrinhas) – Vienno – Infantil – 32 páginas.
“Só Sei Que Nasci” (Global) – Ignácio de Loyola Brandão (autor) e Isabela Santos (ilustradora) – Infantil – 32 páginas.
“O Menino que Ouvia as Coisas Falarem” (Gaudí) – Orlando Pedroso – Infantil – 24 páginas.
“A Pororoca” (Brinque-Book) – Cláudia A. Flor D´Maria (autora) e Liu Olivina (ilustradora) – Infantil – 24 páginas.
“Todos Diferentes Tudo Igual” (Gaudí) – Carmen Figueiredo (autora) e Orlando Pedroso (ilustrador) – Infantil – 24 páginas.
FICÇÃO INTERNACIONAL:
“Não Se Pode Morar Nos Olhos De Um Gato” (Dublinense) – Ana Margarida de Carvalho (Portugal) – Romance – 384 páginas.
“A História de Roma” (Dublinense) – Joana Bértholo (Portugal) – Romance – 256 páginas.
“Solenoide” (Mundaréu) – Mircea Cărtărescu (Romênia) – Romance – 784 páginas.
“Seu Comparecimento É Obrigatório” (Rocco) – Sasha Vasilyuk (Ucrânia/Rússia) – Romance – 296 páginas.
“Criaturas Noturnas” (Companhia das Letras) – Leila Mottley (Estados Unidos) – Romance – 328 páginas.
“No Princípio Era O Mar” (Bertrand Brasil) – Tomás González (Colômbia) – Romance – 208 páginas.
“A Primeira Mentira” (Intrínseca) – Ashley Elston (Estados Unidos) – Romance – 352 páginas.
“A Garota de Neve” (Suma) – Javier Castillo (Espanha) – Romance – 264 páginas.
“Um Encantamento Delicado” (Seguinte) – Allison Saft (Estados Unidos) – Romance – 376 páginas.
“Os Gatos do Café da Lua Cheia” (Intrínseca) – Mai Mochizuki (Japão) – Romance – 216 páginas.
“A Ligação” (Fósforo) – Katharina Volckmer (Alemanha) – Romance – 160 páginas.
“Os Dias Em Que Mais Te Amei” (Record) – Amy Neff (Estados Unidos) – Romance – 352 páginas.
“Um Amor Cinco Estrelas” (Intrínseca) – Beth O’Leary (Inglaterra) – Romance – 320 páginas.
“Te Dei Olhos e Olhaste as Trevas” (Mundaréu) – Irene Solà (Espanha) – Romance – 160 páginas.
“Tremor” (Companhia das Letras) – Teju Cole (Estados Unidos/Nigéria) – Romance – 224 páginas.
“Massacre” (Darkside) – Luciano Lamberti (Argentina) – Romance – 160 páginas.
“O Que O Rio Sabe” (Arqueiro) – Isabel Ibañez (Estados Unidos) – Romance – 448 páginas.
“Lua de Sangue” (Record) – Jo Nesbø (Noruega) – Romance – 490 páginas.
“Como Vender Uma Casa Assombrada” (Intrínseca) – Grady Hendrix (Estados Unidos) – Romance – 464 páginas.
“A Inconveniente Loja de Conveniência 2” (Bertrand Brasil) – Kim Ho-yeon (Coreia do Sul) – Romance – 336 páginas.
“A Fúria da Deusa Tríplice” (Intrínseca) – Rick Riordan (Estados Unidos) – Romance – 320 páginas.
“Chocolate Quente Às Quintas-feiras” (Arqueiro) – Michiko Aoyama (Japão) – Romance – 160 páginas.
“Austral” (Instante) – Carlos Fonseca (Costa Rica) – Romance – 192 páginas.
“O Grande Caderno – Volume 1 da Trilogia dos Gêmeos” (Dublinense) – Ágota Kristóf (Hungria) – Romance – 192 páginas.
“A Prova – Volume 2 da Trilogia dos Gêmeos” (Dublinense) – Ágota Kristóf (Hungria) – Romance – 192 páginas.
“A Terceira Mentira – Volume 3 da Trilogia dos Gêmeos” (Dublinense) – Ágota Kristóf (Hungria) – Romance – 176 páginas.
“Contando Milagres” (Arqueiro) – Nicholas Sparks (Estados Unidos) – Romance – 320 páginas.
“Noites no Circo” (Darkside) –Angela Carter (Inglaterra) – Romance – 400 páginas.
“A Empregada Está De Olho” (Arqueiro) – Freida McFadden (Estados Unidos) – Romance – 336 páginas.
“Regras do Amor na Cidade Grande” (Record) – Sang Young Park (Coreia do Sul) – Romance – 252 páginas.
“A Suspeita” (Planeta) – Scott Turow (Estados Unidos) – Romance – 368 páginas.
“O Reaparecimento de Rachel Price” (Intrínseca) – Holly Jackson (Inglaterra) – Romance – 544 páginas.
“Nosso Tipo de Jogo” (Suma) – Johanna Copeland (Estados Unidos) – Romance – 288 páginas.
“Oferenda à Tempestade” (Planeta) – Dolores Redondo (Espanha) – Romance – 480 páginas.
“Música Lenta” (Rocco) – Rainbow Rowell (Estados Unidos) – Romance – 336 páginas.
“Intermezzo” (Companhia das Letras) – Sally Rooney (Irlanda) – Romance – 488 páginas.
“Invisível” (Arqueiro) – Eloy Moreno (Espanha) – Romance – 304 páginas.
“Uma Pluma Escondida” (Nós) – Lisa Gizburg (Itália) – Romance – 240 páginas.
“Imortalidade: Uma História de Amor – Volume 2 da Série Anatomia” (Intrínseca) – Dana Schwartz (Estados Unidos) – Romance – 384 páginas.
“A Fita Vermelha” (Planeta) – Lucy Adlington (Inglaterra) – Romance – 256 páginas.
“Crianças de Atlanta” (Darkside) – Toni Cade Bambara (Estados Unidos) – Romance – 704 páginas.
“Como Amar Uma Filha” (Intrínseca) – Hila Blum (Israel) – Romance – 240 páginas.
“Festividade Mortal – Volume 39 da Série Mortal” (Bertrand Brasil) – J. D. Robb/Nora Roberts (Estados Unidos) – Romance – 448 páginas.
“O Ministério do Tempo” (Rocco) – Kaliane Bradley (Camboja/Inglaterra) – Romance – 320 páginas.
“Cutelo e Corvo” (Arqueiro) – Brynne Weaver (Canadá) – Romance – 320 páginas.
“O Massacre da Família Hope” (Intrínseca) – Riley Sager (Estados Unidos) – Romance – 400 páginas.
“Contrapeso” (Suma) – Djuna (Coreia do Sul) – Romance – 168 páginas.
“Quando As Mulheres Eram Dragoas” (Gutenberg) – Kelly Barnhill (Estados Unidos) – Romance – 320 páginas.
“Jane Austen Investiga” (Rocco) – Jessica Bull (Inglaterra) – Romance – 368 páginas.
“Misfit - Rebelde” (Essência) – Elle Kennedy (Estados Unidos) – Romance – 352 páginas.
“Beleza Oculta” (Arqueiro) – Lucinda Riley (Irlanda) – Romance – 496 páginas.
“O Que Existe” (Autêntica Contemporânea) – Sara Torres (Espanha) – Romance – 224 páginas.
“Garotas Brilhantes” (Rocco) – Jessica Knoll (Estados Unidos) – Romance – 368 páginas.
“Boulevard” (Outro Planeta) – Flor Salvador (México) – Romance – 352 páginas.
“Só Mais Uma Comédia Romântica” (Arqueiro) – Katelyn Doyle (Estados Unidos) – Romance – 368 páginas.
“Aqua Tofana” (Darkside) – Cathryn Kemp (Inglaterra) – Romance – 368 páginas.
“As Planícies” (Todavia) – Gerald Murnane (Austrália) – Novela – 112 páginas.
“Stardust” (Autêntica Contemporânea) – Léonora Miano (Camarões) – Novela – 144 páginas.
“Um Ditador na Linha” (Companhia das Letras) – Ismail Kadaré (Albânia) – Novela – 144 páginas.
“Leve Como Ar” (Todavia) – Ada d’Adamo (Itália) – Novela – 144 páginas.
“O Homem que Tinha Tudo, Tudo, Tudo” (Todavia) – Miguel Ángel Asturias (Guatemala) – Novela – 128 páginas.
“Perder o Juízo” (Instante) – Ariana Harwicz (Argentina) – Novela – 128 páginas.
“Monique Se Liberta” (Todavia) – Édouard Louis (França) – Novela – 96 páginas.
“Pequenas Coisas Como Estas” (Relicário) – Claire Keegan (Irlanda) – Novela – 128 páginas.
“No Degrau de Ouro” (Editora 34) – Tatiana Tolstáia (Rússia) – Coletânea de Contos – 240 páginas.
“A Cidade das Mulheres” (Editora 34) – Christine de Pizan (Itália) – Coletânea de Contos – 304 páginas.
“Natureza Macabra – Fungos” (Darkside) – Silvia Moreno-Garcia (México), Orrin Grey (Estados Unidos), Ernst Haeckel (Alemanha), Adolphe Philippe Millot (França) e A. Cornillon (França) – Coletânea de Contos – 320 páginas.
“Princesas Quase Esquecidas” (Wish) – Edith Nesbit (Inglaterra), Mary De Morgan (Inglaterra), Parker Fillmore (Estados Unidos), Helge Kjellin (Suécia), Andrew Lang (Escócia), George Macdonald (Escócia), Yei Theodora Ozaki (Japão), Flora Annie Steel (Índia/Inglaterra), Elsie Spicer Eells (Estados Unidos) e Ethel L. McPherson (Canadá) – Coletânea de Contos – 272 páginas.
“Um Fogo Na Carne – Volume 3 da Série Carne e Fogo” (Galera) – Jennifer L. Armentrout (Estados Unidos) – Infantojuvenil – 700 páginas.
“A Maldição de Prata – Volume 1 da Série Maldição de Prata” (Galera) – Alexandra Bracken (Estados Unidos) – Infantojuvenil – 504 páginas.
“A Rainha do Submundo” (Galera) – Bea Fitzgerald (Inglaterra) – Infantojuvenil – 462 páginas.
“Na Luz Selvagem” (Seguinte) – Jeff Zentner (Estados Unidos) – Infantojuvenil – 424 páginas.
“Um Amor Sem Freios” (Intrínseca) – Simone Soltani (Estados Unidos) – Infantojuvenil – 400 páginas.
“Atrás da Rede – Série Vancouver Storm” (Paralela) – Stephanie Archer (Canadá) – Infantojuvenil – 384 páginas.
“Só Por Um Verão” (Paralela) – Elle Kennedy (Canadá) – Infantojuvenil – 368 páginas.
“Filhos de Aflição e Anarquia – Volume 3 da Série O Legado de Orïsha” (Rocco) – Tomi Adeyemi (Nigéria/Estados Unidos) – Infantojuvenil – 368 páginas.
“Queria Que Você Estivesse Aqui” (Verus) – Jodi Picoult (Estados Unidos) – Infantojuvenil – 352 páginas.
“Com Um Pouco de Sorte” (Rocco) – Marissa Meyer (Estados Unidos) – Infantojuvenil – 336 páginas.
“Jogando No Seu Time” (Rocco) – Meryl Wilsner (Estados Unidos) – Infantojuvenil – 304 páginas.
“Sem Rótulos” (Verus) – Alissa DeRogatis (Estados Unidos) – Infantojuvenil – 280 páginas.
“Criaturas Impossíveis – Volume 1” (Faro) – Katherine Rundell (Inglaterra) – Infantojuvenil – 256 páginas.
“A Lenda dos Amigos” (Pequena Zahar) – Lee Gee Eun (Coreia do Sul) – Infantil – 80 páginas.
“O Dia Em Que Virei Um Pássaro” (Pequena Zahar) – Ingrid Chabbert (França) – Infantil – 48 páginas.
“Toda Ruga Tem Uma História” (Companhia das Letrinhas) – David Grossman (Israel; autor) e Maya Shleifer (Rússia/Israel; ilustradora) – Infantil – 32 páginas.
POESIA BRASILEIRA:
“Meu Lance É Poesia” (WMF Martins Fontes) – Cazuza – 320 páginas.
“Meu Braço Esquerdo” (Civilização Brasileira) – Viviane Mose – 266 páginas.
“Felizes Por Enquanto” (Planeta) – Geni Núñez – 160 páginas.
“E Depois Também” (Círculo de Poemas) – João Bandeira – 40 páginas.
Hoje fico por aqui, pessoal. E, por favor, não se esqueçam: enquanto o mundo gira, a gente lê; fazer o quê?
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