Mercado Editorial: Livros - Lançamentos em março e abril de 2025
- Ricardo Bonacorci
- há 12 minutos
- 17 min de leitura
Veja as 133 principais novidades da ficção e da poesia que os leitores brasileiros receberam no segundo bimestre.

Abril já está no final (O Kid Abelha cantaria a mesma coisa com um mês de atraso). O que seria de mim, fã da literatura, sem a divulgação da lista dos livros publicados no Brasil no segundo bimestre de 2025? Abril já está no final. É hora de conferir uma centena de lançamentos da ficção e da poesia que chegou, afinal, às livrarias nacionais. Eu preciso deste post do Bonas Histórias. Sem o qual eu passe mal. Sem o qual eu não seja ninguém. Eu preciso das novidades da coluna Mercado Editorial. Abril já está no final.
Antes de apresentar a relação completa dos 133 principais títulos dos gêneros que monitoro periodicamente (romance, novela, coletânea de contos, coleção de crônicas, ensaio sobre Teoria Literária, literatura infantojuvenil, literatura infantil e antologia poética), gostaria de trazer um pequeno recorte das novas publicações de março e abril de 2025. Basicamente, vou comentar oito obras que mais chamaram minha atenção entre os mais relevantes lançamentos bimestrais. Para não cometer injustiça, selecionei um quarteto de livros de autores da língua portuguesa e um quarteto de livros de escritores estrangeiros. Assim, acredito conferir uma visão mais completa das novidades que estão ainda quentinhas nas estantes das livrarias brasileiras.
Começo falando da literatura brasileira e da literatura portuguesa, senhoras e senhores. As novas publicações desse campo que mais apeteceram meu paladar ficcional foram: “A Boba da Corte” (Fósforo), novela de Tati Bernardi; “Era Uma Vez o Futebol” (Imprimatur), coletânea de contos e crônicas de Ugo Giorgetti; “Coisa que Não Edifica Nem Destrói” (Tinta da China Brasil), coleção de crônicas e ensaios literários de Ricardo Araújo Pereira; e “Memórias de Menina” (Reco-reco), obra infantil de Rachel de Queiroz.
Se há uma multidão que escolhe a leitura pela capa, confesso que, muitas vezes, o meu principal critério de decisão é o nome do autor estampado junto ao título da obra. Não por acaso, minha relação de destaques deste bimestre só possui escritores que li, gosto e acompanho avidamente. Isso ocorre nesta lista lusófona e seguirá no quarteto de lançamentos gringos. Por ser fã do portfólio literário desse povo, recebo com mais disposição as novidades trazidas pelas editoras nacionais. Nada mais natural, não é mesmo?!
Tati Bernardi, por exemplo, é uma das escritoras brasileiras contemporâneas que mais curto. Adoro sua literatura – se você ainda não leu “Depois a Louca Sou Eu” (Companhia das Letras) e “Você Nunca Mais Vai Ficar Sozinha” (Companhia das Letras), leia-os – e suas colunas na Folha de São Paulo. O que mais aprecio é o seu jeito louquinho de encarar o dia a dia, os textos francos e diretos e o mergulho desbocado na psique humana. Entender a realidade atual com bom humor e certa dose de acidez é o seu receituário narrativo. A novidade de Bernardi é “A Boba da Corte”, um livro curtinho com caráter semiautobiográfico. Digo semiautobiográfico porque a protagonista se chama Tati, tem 43 anos e é meio maluquinha (maluquinha do tipo Raul Seixas, o eterno Maluco Beleza).

A trama de “A Boba da Corte” se passa no aniversário da personagem principal da novela. Ela convidou alguns amigos para celebrar a data especial em seu apartamento paulistano na Rua Maranhão, em Higienópolis. Contudo, uma convidada um tanto atrapalhada se equivocou quanto ao endereço e foi parar em outro bairro da cidade de São Paulo. Esse incidente é o gatilho para Tati (a versão ficcional) surtar. Em uma crise reflexiva ao melhor estilo Clarice Lispector, ela faz um apanhado de sua vida, dos traumas da sociedade brasileira e da condição de mulher. Para quem se amarra no sarcasmo e no mergulho sem filtros da autora paulistana na psicologia, esse pequeno livro é um livrão!
Outra preciosidade literária é “Era Uma Vez o Futebol”, novo livro do cineasta Ugo Giorgetti. Se você não está associando o nome do diretor paulistano à coleção de filmes, basta dizer que Giorgetti fez “Boleiros – Era Uma Vez o Futebol” (1998) e “Boleiros 2 – Vencedores e Vencidos” (2004). Esses dois longas-metragens são, na minha opinião, as mais brilhantes produções do nosso cinema sobre o esporte mais querido pelos brasileiros. Impossível não recordar da cena do genial Otávio Augusto interpretando um juiz vigarista (Vírgilio Paiva, ou Vírgilio Pênalti) durante uma partida decisiva do Juventus na Rua Javari. Ou de Lima Duarte como um rígido e estressado treinador palmeirense na véspera do Derby. Até hoje não sei como não analisei esses filmes na coluna Cinema.
Como sou fã inveterado de futebol (coincidência ou não, este será o próximo tema de “Tempos Portenhos”, a atual séria narrativa da coluna Contos e Crônicas), não poderia ficar indiferente ao lançamento de “Era Uma Vez o Futebol”. Essa obra reúne algumas das melhores crônicas esportivas que Giorgetti publicou entre 2004 e 2020 no jornal O Estado de São Paulo e em 2021 e 2022 no site Ultrajano. Quem não teve a oportunidade de acompanhar os deliciosos causos e reflexões do cineasta sobre o esporte bretão pode agora lê-los em livro. É o que eu vou fazer. “Era Uma Vez o Futebol” já está na minha lista de próximas leituras.
Falando em caras que sou fãnzaço, Ricardo Araújo Pereira é um dos comediantes mais brilhantes de Portugal. Gosto tanto de seu trabalho que não perco sua hilária coluna dominical na Folha de São Paulo. Também analisei uma de suas obras na coluna Livros – Crítica Literária. Foi “A Doença, o Sofrimento e a Morte Entram Num Bar" (Tinta da China), coletânea de crônicas e ensaios sobre a arte do humor. Ainda no universo da Teoria Literária e do Fazer Literário, Pereira apresenta dessa vez “Coisa que Não Edifica Nem Destrói”. Essa coleção de textos não ficcionais sobre as peculiaridades da comédia foi lançada em Portugal em novembro de 2023 e chega só agora às livrarias brasileiras.
Em “Coisa que Não Edifica Nem Destrói”, Ricardo Araújo Pereira faz uma retrospectiva histórica do gênero artístico que abraçou há tanto tempo. Aliando profundidade conceitual e muito bom humor, ele faz divagações inteligentes da essência e do alcance da comicidade. Sei que esse tipo de leitura não é a mais indicada para quem não tem como ofício a produção textual. Por outro lado, se você é escritor(a), produtor(a) de conteúdo e/ou apaixonado(a) pela arte humorística, certamente irá adorar esse título.

Para encerrarmos o passeio pela prateleira da literatura em língua portuguesa, vamos dar uma chegadinha na estante da literatura infantil. Dos lançamentos deste bimestre, aquele que me pareceu mais apetitoso foi “Memórias de Menina”, da magistral Rachel de Queiroz. Se você pensa que a escritora cearense se limitou à confecção de romances para o público adulto, como “Memorial de Maria Moura” (José Olympio), “O Quinze” (José Olympio), “As Três Marias” (José Olympio) e “Dôra Doralina” (José Olympio), tire o cavalinho da chuva. A Editora Record, através do selo Reco-reco, apresenta um título de Queiroz voltado à criançada de 9 a 12 anos.
Para ser bem franco com os leitores da coluna Mercado Editorial, “Memórias de Menina” não é um livro inédito. Suas onze histórias já são conhecidas do público nacional desde 2003, quando o selo José Olympio as lançou em um título infantil. A diferença é que a obra recebeu dessa vez um novo cuidado gráfico e foi direcionada ao selo específico da molecadinha. Pela beleza de suas narrativas e pela força da literatura de Rachel de Queiroz, inseri “Memórias de Menina” como um dos lançamentos infantis desse bimestre – apesar de saber que se trata efetivamente de um relançamento.
Indo para o corredor da literatura internacional, encontrei quatro bons livros para debater rapidamente com vocês: “Filha da Fortuna” (Bertrand Brasil), romance histórico de Isabel Allende, “Uma Visão Pálida das Colinas” (Companhia das Letras), drama psicológico de Kazuo Ishiguro, “Até o Último de Nós” (Arqueiro), suspense de Freida McFadden, e “Hey, Vovô Jude” (Reco-reco), título infantil de Paul McCartney.
Isabel Allende é uma de minhas escritoras sul-americanas favoritas. Como analisei seu trabalho no Desafio Literário, falo com propriedade de quem leu boa parte de seu portfólio. Destaque para “A Casa dos Espíritos” (Bertrand Brasil), “Eva Luna” (Bertrand Brasil) e “Paula” (Bertrand Brasil), obras simplesmente geniais. O problema é que Allende se afastou nas últimas duas décadas do tipo de livro que melhor produz: os romances históricos com pitadas de realismo fantástico. Aí tivemos uma série de obras fracas nos últimos anos que vão dos romances policiais e das aventuras adolescentes aos thrillers contemporâneos e aos dramas românticos. Por isso, o melhor a fazer é procurar pelos títulos da autora chilena que foram produzidos nas décadas de 1980 e 1990. A “Filha da Fortuna” faz parte dessa antiga safra de excelente qualidade.
Esse romance de Isabel Allende foi lançado em espanhol em 1999. No Brasil, ele foi publicado pela primeira vez em novembro de 2018. Agora, “Filha da Fortuna” recebeu uma nova edição da Bertrand Brasil, outro selo da Editora Record. Nessa trama ambientada no Chile e nos Estados Unidos em meados do século XIX, acompanhamos uma mulher que fora abandonada pelos pais e criada por uma rica família inglesa em Valparaíso. Ao se apaixonar já adulta, ela se muda para a Califórnia, onde o amado foi atraído pela Corrida do Ouro no Oeste norte-americano. Esta é outra trama histórica forte, marcante e surpreendente de Allende. Esse livro até pode não ser uma novidade para o público da autora, mesmo assim vale a pena a indicação.

Você está chiando que só estou trazendo títulos antigos no post de hoje? Pois, então, coloque “Uma Visão Pálida das Colinas”, primeiro trabalho ficcional do anglo-japonês Kazuo Ishiguro, na sua lista de reclamações. Só agora a Companhia das Letras o traduziu para o português e, assim, apresenta este título em primeira mão ao público brasileiro. Ishiguro é nada mais, nada menos do que o vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 2017. Sua obra mais marcante é “Os Vestígios do Dia” (Companhia das Letras), romance que tive a alegria de comentar na coluna Livros – Crítica Literária há alguns anos. Juro que essa obra é uma das melhores que já li. Ela é simplesmente perfeita!
Sabendo da excelência da literatura de Kazuo Ishiguro, o japonês mais inglês de todos os tempos, “Uma Visão Pálida das Colinas” se converte automaticamente numa ótima pedida para quem busca romances de sabor mais apurado. Curiosamente, esse título foi lançado em inglês em 1982. Trata-se, portanto, da estreia ficcional do agora famoso autor. Nesse drama psicológico sensível e forte, assistimos às desventuras de duas japonesas durante os difíceis anos do Pós-Segunda Guerra Mundial. Em meio ao caos familiar e social, elas precisam encarar segredos inenarráveis do passado.
Está bem, está bem... vamos falar de uma best-seller da literatura contemporânea. Se você acompanha o ranking dos livros mais vendidos do Brasil em 2024, certamente já se deparou com “A Empregada” (Arqueiro), romance de maior êxito da norte-americana Freida McFadden. Sucesso de crítica e de púbico tanto em nosso país quanto no exterior, essa obra é tão interessante, mas tão interessante que estou com vontade de analisá-la no Bonas Histórias – aguardem por novidades em breve! Aproveitando o êxito de McFadden, médica especializada em lesões cerebrais que se tornou famosa com a produção de suspenses psicológicos e romances médicos, a Editora Arqueiro não pensou duas vezes e lançou em nosso país “Até o Último de Nós”.
Publicado nos Estados Unidos em julho de 2020, esse romance chamado originalmente de “One by One” trata de uma má viagem de férias de dois casais de amigos. Quando o carro em que viajavam quebra num lugar remoto da estrada, as quatro personagens precisam caminhar no meio de uma floresta em busca de ajuda. É aí que começa o suspense e os perigos que o grupo terá que enfrentar. Como literatura de entretenimento, “Até o Último de Nós” é um prato cheio para quem, como eu, curte mistério e ação eletrizante.
Para terminar esse recorte das novidades bimestrais das nossas livrarias, voltemos a tratar de literatura infantil. Só que dessa vez pelo olhar internacional, né? O livro que me pareceu mais interessante dessa seção foi “Hey, Vovô Jude”, de Paul McCartney. Confesso que ainda não conheço o trabalho literário de McCartney. Porém, como é um ex-Beatles, dou crédito à sua veia artística. Vamos combinar que dificilmente ele escreveria algo ruim, né? Com esse pensamento, não titubearia em comprar uma de suas obras infantis para presentear um leitor mirim. Felizes das crianças que crescem lendo figuras como Paul McCartney. Provando que essa crença não é meramente minha, “Hey, Vovô Jude” se tornou best-seller do New York Times.
A história de estreia do ex-Beatles na literatura infantil (o título é uma clara referência a uma das mais famosas canções da banda de Liverpool) descreve as aventuras de Vovô Jude. Ele é um velhinho carismático e divertido que usa uma bússola mágica para viajar a qualquer parte do planeta. Sempre levando os netinhos em suas excursões pelas mais pitorescas localidades da Terra, o protagonista de “Hey, Vovô Jude” conta suas experiências como destemido e imparável explorador.

Feita a apresentação prévia dos títulos que mais chamaram minha atenção, sinto que já estamos prontos para verificar a lista integral com as 133 publicações que chegaram ao mercado editorial brasileiro em março e abril de 2025. Então, vamos lá, meu povo. Confira, a seguir, as principais novidades das estantes da ficção e da poesia em nosso país:
FICÇÃO BRASILEIRA:
“Cantagalo” (Todavia) – Fernanda Teixeira Ribeiro – Romance – 288 páginas.
“Meu Passado Nazista” (Record) – André de Leones – Romance – 364 páginas.
“Caderno de Ossos” (Companhia das Letras) – Julia Codo – Romance – 216 páginas.
“Mãezinha” (Dublinense) – Izabella Cristo – Romance – 320 páginas.
“Ozymandias” (Intrínseca) – José Roberto de Castro Neves – Romance – 256 páginas.
“Homens Elegantes” (Todavia) – Samir Machado de Machado – Romance – 528 páginas.
“Dakota Blues” (Companhia das Letras) – Simone AZ – Romance – 240 páginas.
“Animais Tropicais” (Companhia das Letras) – Javier A. Contreras – Romance – 176 páginas.
“Nenê Bonet” (Instante) – Janete Clair – Romance – 240 páginas.
“A Boba da Corte” (Fósforo) – Tati Bernardi – Novela – 104 páginas.
“Vez em Quando, Billie Holiday” (Record) – Evandro Affonso Ferreira – Novela – 128 páginas.
“Perifobia” (Todavia) – Lilia Guerra – Coletânea de Contos – 160 páginas.
“Tranças de Meninas” (Alfaguara) – João Anzanello Carrascoza – Coletânea de Contos – 112 páginas.
“Era Uma Vez o Futebol” (Imprimatur) – Ugo Giorgetti – Coletânea de Contos e Crônicas – 440 páginas.
“A Crônica Não Mata – Notas do Isolamento” (Arquipélago) – Luís Henrique Pellanda – Coletânea de Crônicas – 144 páginas.
“Na Estrada de Beatitude e Outros Textos Contraculturais” (L&PM Pocket) – Eduardo Bueno – Coletânea de Crônicas – 96 páginas.
“Diário do Fim do Amor” (Fósforo) – Ingrid Fagundez – Coletânea de Ensaios – 216 páginas.
“Balela” (Alt) – Solaine Chioro – Infantojuvenil – 240 páginas.
“Desde que Você Partiu” (Outro Planeta) – Duda Riedel – Infantojuvenil – 224 páginas.
“As Incríveis Aventuras do Super-herói Cupcake Gigante e seu Fiel Escudeiro Jarbas” (Editora 34) – Paulo Henriques Britto (autor) e Caco Galhardo (ilustrador) – Infantojuvenil – 144 páginas.
“Artur e Isadora na Cidade Subterrânea” (Editora 34) – Braulio Tavares (autor) e Cecília Esteves (ilustradora) – Infantojuvenil – 80 páginas.
“Todo Dia Um Gato” (Yellowfante) – Ana Lasevicius – Infantil – 56 páginas.
“Memórias de Menina” (Reco-reco) – Rachel de Queiroz – Infantil – 48 páginas.
“Bateção” (Pequena Zahar) – Josias Marinho – Infantil – 48 páginas.
“Baleia e o Preá” (Palavras Edição) – Fernando A. Pires – Infantil – 48 páginas.
“Meu Nome” (Companhia das Letrinhas) – Marilda Castanha – Infantil – 48 páginas.
“Nuvem de Areia” (Pequena Zahar) – Otávio Junior (autor) e Anna Cunha (ilustradora) – Infantil – 40 páginas.
“Seu José Perdeu o Boné” (Yellowfante) – Sonia Junqueira (autora) e Cláudia Scatamacchia (ilustradora) – Infantil – 36 páginas.
“Azul Haiti” (Companhia das Letrinhas) – Paty Wolff – Infantil – 36 páginas.
“Berço, Balanço, Colinho, Neném” (Brinque-Book) – Tieza Tissi (autora), Rafaela Deiab (autora) e Clara Gavilan (ilustradora) – Infantil – 36 páginas.
“O Que Você Pensa Quando Falo África?” (Yellowfante) – Lavínia Rocha (autora) e Letícia Moreno (ilustradora) – Infantil – 32 páginas.
“No Sítio do Vovô Dandi” (Brinque-Book) – Ana Fátima (autora) e Faw Carvalho (ilustradora) – Infantil – 32 páginas.
FICÇÃO INTERNACIONAL:
“Filha da Fortuna” (Bertrand Brasil) – Isabel Allende (Chile) – Romance – 392 páginas.
“Uma Visão Pálida das Colinas” (Companhia das Letras) – Kazuo Ishiguro (Japão/Inglaterra) – Romance – 200 páginas.
“Até o Último de Nós” (Arqueiro) – Freida McFadden (Estados Unidos) – Romance – 224 páginas.
“Olhar para Trás” (Companhia das Letras) – Juan Gabriel Vásquez (Colômbia) – Romance – 440 páginas.
“Uma Ilha” (Bertrand Brasil) – Karen Jennings (África do Sul) – Romance – 224 páginas.
“Protocolo Zero” (Record) – Anthony McCarten (Nova Zelândia) – Romance – 364 páginas.
“A Contagem dos Sonhos” (Companhia das Letras) – Chimamanda Ngozi Adichie (Nigéria) – Romance – 424 páginas.
“Amanhecer na Colheita – Livro da Série Jogos Vorazes” (Rocco) – Suzanne Collins (Estados Unidos) – Romance – 448 páginas.
“Garota Invisível” (Intrínseca) – Lisa Jewell (Inglaterra) – Romance – 384 páginas.
“A Trama das Árvores” (Todavia) – Richard Powers (Estados Unidos) – Romance – 648 páginas.
“Os Radley” (Bertrand Brasil) – Matt Haig (Inglaterra) – Romance – 432 páginas.
“Rei da Preguiça – Livro 4 da Série Reis do Pecado” (Arqueiro) – Ana Huang (Estados Unidos) – Romance – 432 páginas.
“Amêndoas” (Rocco) – Won-pyung Sohn (Coreia do Sul) – Romance – 288 páginas.
“Uma Vida Bela” (Gutenberg) – Virginie Grimaldi (França) – Romance – 272 páginas.
“Jogos Mentais” (Bertrand Brasil) – Nora Roberts (Estados Unidos) – Romance – 462 páginas.
“Sonhando Acordado” (Rocco) – Hannah Grace (Inglaterra) – Romance – 352 páginas.
“O Céu da Selva” (Instante) – Elaine Vilar Madruga (Cuba) – Romance – 240 páginas.
“Lance Livre” (Arqueiro) – Jamie Harrow (Estados Unidos) – Romance – 320 páginas.
“Na Voz Dela” (Companhia das Letras) – Alba de Céspedes (Itália) – Romance – 464 páginas.
“Malina” (Estação Liberdade) – Ingeborg Bachmann (Áustria) – Romance – 352 páginas.
“Estrelas Errantes” (Rocco) – Tommy Orange (Estados Unidos) – Romance – 336 páginas.
“O Despertar das Monções – Livro 2 da Série A Guerra dos Furacões” (Intrínseca) – Thea Guanzon (Filipinas) – Romance – 336 páginas.
“Adeus a Berlim” (Companhia das Letras) – Christopher Isherwood (Inglaterra) – Romance – 248 páginas.
“A Enchente – Livro 1 da Série Blackwater” (Arqueiro) – Michael McDowell (Estados Unidos) – Romance – 272 páginas.
“O Dique – Livro 2 da Série Blackwater” (Arqueiro) – Michael McDowell (Estados Unidos) – Romance – 272 páginas.
“A Estrada para o País” (Globo Livros) – Chigozie Obioma (Nigéria) – Romance – 400 páginas.
“Só Um Pouco Aqui” (Instante) – María Ospina Pizano (Colômbia) – Romance – 240 páginas.
“O Alvorecer de Ônix” (Gutenberg) – Kate Golden (Estados Unidos) – Romance – 336 páginas.
“A Casa da Noite” (Record) – Jo Nesbø (Noruega) – Romance – 224 páginas.
“07-07-2007” (L&PM Editores) – Antonio Manzini (Itália) – Romance – 336 páginas.
“Sete Anos Entre Nós” (Arqueiro) – Ashley Poston (Estados Unidos) – Romance – 304 páginas.
“Caixa 19” (Companhia das Letras) – Claire-Louise Bennett (Inglaterra) – Romance – 232 páginas.
“M, Os Últimos Dias da Europa” (Intrínseca) – Antonio Scurati (Itália) – Romance – 384 páginas.
“No Contra-ataque” (Rocco) – Grace Reilly (Estados Unidos) – Romance – 352 páginas.
“Autobiografia do Algodão” (Autêntica Contemporânea) – Cristina Rivera Garza (México) – Romance – 336 páginas.
“Imagens Estranhas” (Suma) – Uketsu (Japão) – Romance – 184 páginas.
“O Dia em que Tudo Mudou” (Rocco) – Edward Underhill (Estados Unidos) – Romance – 272 páginas.
“No Fundo É Amor” (Arqueiro) – Ali Hazelwood (Itália) – Romance – 464 páginas.
“A Menina e a Pipa” (Intrínseca) – Laetitia Colombani (França) – Romance – 192 páginas.
“A Parte Boa da Vida” (Gutenberg) – Sophie Cousens (Inglaterra) – Romance – 272 páginas.
“A Fúria do Assassino – Livro 3 da Trilogia A Saga do Assassino” (Suma) – Robin Hobb (Estados Unidos) – Romance – 760 páginas.
“O Fim das Férias” (Bertrand Brasil) – Marian Keyes (Irlanda) – Romance – 588 páginas.
“Despertar da Chama Eterna” (Arqueiro) – Penn Cole (Estados Unidos) – Romance – 384 páginas.
“O Fantasma da Ópera” (Darkside) – Gaston Leroux (França) – Romance – 320 páginas.
“Uma Livraria com Aroma de Canela” (Intrínseca) – Laurie Gilmore (Estados Unidos) – Romance – 304 páginas.
“Café, Amor e Especiarias” (Intrínseca) – Laurie Gilmore (Estados Unidos) – Romance – 256 páginas.
“Uma Noite de Verão” (Vestígio) – Philippe Besson (França) – Romance – 176 páginas.
“Namorando um Vampiro” (Intrínseca) – Jenna Levine (Estados Unidos) – Romance – 320 páginas.
“A Lista de Leitura Para Corações Solitários” (Arqueiro) – Sara Nisha Adams (Inglaterra) – Romance – 352 páginas.
“Leme” (Todavia) – Madalena Sá Fernandes (Portugal) – Novela – 136 páginas.
“As Perfeições” (Todavia) – Vincenzo Latronico (Itália) – Novela – 112 páginas.
“Dieta da Poesia” (Dublinense) – Afonso Cruz (Portugal) – Novela – 96 páginas.
“Sanatório sob o Signo da Clepsidra” (Editora 34) – Bruno Schulz (Itália) – Coletânea de contos – 272 páginas.
“O Corista e Outras Histórias” (L&PM Pocket) – Anton Pavlovitch Tchéklov (Rússia) – Coletânea de contos – 96 páginas.
“Coisa que Não Edifica Nem Destrói” (Tinta da China Brasil) – Ricardo Araújo Pereira (Portugal) – Coletânea de Crônicas e Ensaios – 240 páginas.
“Fogo nos Olhos – Crônicas sobre o Amor e Outras Fúrias” (Todavia) – Pedro Mairal (Argentina) – Coletânea de Crônicas – 104 páginas.
“O Ódio Pela Poesia” (Fósforo) – Ben Lerner (Estados Unidos) – Coletânea de Ensaios – 80 páginas.
“Binding 13 – Livro 1 da Série Garotos de Tommen” (Bloom Brasil) – Chloe Walsh (Irlanda) – Infantojuvenil – 704 páginas.
“Keeping 13 – Livro 2 da Série Garotos de Tommen” (Bloom Brasil) – Chloe Walsh (Irlanda) – Infantojuvenil – 688 páginas.
“O Rei Sol” (Seguinte) – Nisha J. Tuli (Canadá) – Infantojuvenil – 488 páginas.
“Mil Corações Partidos” (Outro Planeta) – Tillie Cole (Inglaterra) – Infantojuvenil – 448 páginas.
“A História da Minha Vida” (Bloom Brasil) – Lucy Score (Estados Unidos) – Infantojuvenil – 440 páginas.
“Um Destino Tatuado em Sangue” (Seguinte) – Danielle L. Jensen (Canadá) – Infantojuvenil – 432 páginas.
“A Linguagem dos Dragões – Volume 1” (Galera) – S. F. Williamson (Estados Unidos) – Infantojuvenil – 420 páginas.
“Garotas Selvagens” (Alt) – Madeline Claire Franklin (Estados Unidos) – Infantojuvenil – 416 páginas.
“Manual do Coração Partido” (Verus) – Sarah Handyside (Inglaterra) – Infantojuvenil – 392 páginas.
“Madrugadas com Você” (Alt) – Clare Osongco (Filipinas/Estados Unidos) – Infantojuvenil – 376 páginas.
“Eu Te Darei o Sol” (Galera) – Lex Croucher (Estados Unidos) – Infantojuvenil – 364 páginas.
“Meio-Sangue – Livro 1 da Série Covenant” (Bloom Brasil) – Jennifer L. Armentrout (Estados Unidos) – Infantojuvenil – 344 páginas.
“Só Para os Fortes de Coração” (Verus) – Lex Croucher (Inglaterra) – Infantojuvenil – 336 páginas.
“Puros – Livro 2 da Série Covenant” (Bloom Brasil) – Jennifer L. Armentrout (Estados Unidos) – Infantojuvenil – 336 páginas.
“Maxton Hall: Salve-sesta” (Alt) – Mona Kasten (Alemanha) – Infantojuvenil – 328 páginas.
“Doce Fúria” (Paralela) – Sash Bischoff (Estados Unidos) – Infantojuvenil – 320 páginas.
“Nunca é Tarde para a Festa” (Alt) – Kelly Quindlen (Estados Unidos) – Infantojuvenil – 320 páginas.
“Um Jogo de Retaliação – Livro 4 da Série Hades & Perséfone” (Bloom Brasil) – Scarlett St. Clair (Estados Unidos) – Infantojuvenil – 320 páginas.
“Toda Pra Mim” (Paralela) – Lyla Sage (Estados Unidos) – Infantojuvenil – 304 páginas.
“Os Mistérios de Baskerville Hall” (Intrínseca) – Ali Standish (Estados Unidos) – Infantojuvenil – 288 páginas.
“O Feitiço do Beijo” (Alt) – Rachel Hawkins (Estados Unidos) – Infantojuvenil – 288 páginas.
“A Visita do Coelho – Livro 5 da Série Five Nights at Freddy’s: Pavores de Fazbear” (Intrínseca) – Scott Cawthon (Estados Unidos), Elley Cooper (Estados Unidos) e Andrea Waggener (Estados Unidos) – Infantojuvenil – 224 páginas.
“Pássaro Sombrio – Livro 6 da Série Five Nights at Freddy’s: Pavores de Fazbear” (Intrínseca) – Scott Cawthon (Estados Unidos), Kelly Parra (Estados Unidos) e Andrea Waggener (Estados Unidos) – Infantojuvenil – 256 páginas.
“James e o Pêssego Gigante” (Galera Junior) – Roald Dahl (autor; País de Gales) e Quentin Blake (ilustrador; Inglaterra) – Infantil – 256 páginas.
“Blá-blá-blá!: e Como a Pontuação Fez Toda a Diferença” (Globo Clube) – Caroline Adderson (autora; Canadá) e Roman Muradov (ilustrador; Armênia) – Infantil – 72 páginas.
“Mortina e a Sala Secreta – Livro 6 da Série Mortina” (Companhia das Letrinhas) – Barbara Cantini (Itália) – Infantil – 64 páginas.
“O Caso do Canário Desaparecido – Livro 1 da Série Felina Feline” (Yellowfante) – Jean-luc Fromental (França) e Joëlle Jolivet (França) – Infantil – 64 páginas.
“O caso do duende verde – Livro 2 da Série Felina Feline” (Yellowfante) – Jean-luc Fromental (França) e Joëlle Jolivet (França) – Infantil – 64 páginas.
“Bom Dia, Bichinhos :)” (Brinque-Book) – Amandine Piu (Itália) – Infantil – 48 páginas.
“Pássaro Preto” (Companhia das Letrinhas) – Suzy Lee (Coreia do Sul) – Infantil – 40 páginas.
“Cada 1 é Um” (Baião) – Wu Ya-Nan (China) e Liu Long-Sha (China) – Infantil – 40 páginas.
“Um Azul para Marte” (Companhia das Letrinhas) – José Saramago (autor; Portugal) e Claudia Legnazzi (ilustradora; Argentina) – Infantil – 32 páginas.
“Eu Odeio Tudo” (Reco-reco) – Sophy Henn (Inglaterra) – Infantil – 32 páginas.
“Minha Árvore de Estimação” (Brinque-Book) – Marie-Louise Gay (Canadá) – Infantil – 32 páginas.
“Uma Lagarta Muito Comilona” (Companhia das Letrinhas) – Eric Carle (Estados Unidos) – Infantil – 32 páginas.
“Hey, Vovô Jude” (Reco-reco) – Paul McCartney (Inglaterra) – Infantil – 32 páginas.
“O Pedido” (Companhia das Letrinhas) – Antje Damm (Alemanha) – Infantil – 24 páginas.
POESIA BRASILEIRA:
“Poesia Mundi – Novos Poemas Reunidos” (Record) – Marco Lucchesi – 442 páginas.
“Ninguém Pode Parar Uma Mulher Ventania” (Planeta) – Ryane Leão – 192 páginas.
“Pote de Mel e Outros Poemas” (Editora 34) – Leonardo Gandolfi – 144 páginas.
“Antes de Dar Nomes ao Mundo” (Relicário) – Adriana Lisboa – 112 páginas.
“Sílex” (Círculo de Poemas) – Eliane Marques – 72 páginas.
“A Língua Nômade” (Círculo de Poemas) – Diogo Cardoso – 40 páginas.
“É Perigoso Deixar As Mãos Livres” (Círculo de Poemas) – Isabela Bosi – 40 páginas.
POESIA INTERNACIONAL:
“Prosa Completa” (Relicário) – Alejandra Pizarnik (Argentina) – 348 páginas.
“As Luzes” (Círculo de Poemas) – Ben Lerner (Estados Unidos) – 128 páginas.
Por hoje é só, pessoal. No final de junho (aí o Kid Abelha parecerá adiantado), voltarei à coluna Mercado Editorial para listar os lançamentos do bimestre que já está para começar – o terceiro de 2025. Antes disso, provavelmente darei uma passadinha por essas páginas (aí sim quando maio estiver no final) para comentar as ficções nacionais mais vendidas em 2024. Até lá, continue acompanhando o conteúdo multicultural do Bonas Histórias, o blog de literatura, cultura e entretenimento para quem não tem receio de mergulhar a fundo nas produções artísticas mais relevantes de ontem e de hoje.
Gostou deste post e do conteúdo do Blog Bonas Histórias? Se você se interessa por informações do mercado editorial, deixe aqui seu comentário. Para acessar outras notícias dessa área, clique em Mercado Editorial. E aproveite para nos acompanhar nas redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.