O Bonas Histórias deseja aos seus leitores, colunistas e patrocinadores muita saúde, prosperidade e grandes realizações para o próximo ano. E, como não poderia faltar, torcemos para que em 2025 todos mergulhem na boa e velha tríade que nos move – Literatura, Cultura e Entretenimento.
Sempre fico na dúvida se devo desejar um “feliz ano novo” (sem hífen e com letras minúsculas) ou um “feliz Ano-Novo” (com hífen e com letras maiúsculas) às pessoas que quero bem. Obviamente, esse questionamento só se dá quando me vejo diante da tela em branco do computador ou do celular. Com a folha física em cima da mesa, admito que há muito tempo não me deparo. De qualquer maneira, no discurso oral, tal preocupação desaparece automaticamente – ninguém ouve os recursos visuais da grafia das palavras. Ainda assim, compartilho envergonhado minha constante interrogação com os leitores do Bonas Histórias: o ideal é propagar aos familiares, amigos, vizinhos, colegas, clientes e conhecidos “feliz ano novo” ou “feliz Ano-Novo”?! Ai, ai, ai. Essa língua portuguesa pode ser por vezes muito desafiadora, não é?!
Confesso que, com raríssimas exceções, acabo utilizando o termo sem hífen e com letras minúsculas, que se refere ao ciclo completo de 365 dias (ou 366 dias, no caso dos anos bissextos). A outra palavra (com hífen e com letras maiúsculas) é relativa apenas ao evento de Réveillon, a madrugada da virada de 31 de dezembro para 1º de janeiro. Na minha humilde visão, faz mais sentido torcer para que a pessoa querida tenha 12 meses de prosperidade, saúde e satisfação do que se limitar a uma única noite de alegrias, exageros e empolgação. Como salientei na primeira frase desse parágrafo, essa é a lógica que aplico QUASE SEMPRE (olha o uso da expressão “raríssimas exceções” do meu texto). Por isso, a escolha do título deste novo post da coluna Celebrações – o último de 2024 do blog! – vir com “feliz ano novo”.
É com esse espírito de abundância e de longo prazo que desejo em nome do Bonas Histórias um excelente 2025 para nossos leitores (uma dezena de milhares que estão espalhados principalmente pelo Brasil e por Portugal), colunistas (nem meia dúzia de malucos que segue produzindo conteúdo semanalmente) e patrocinadores (três com cotas master: Dança & Expressão, Epifania Comunicação Integrada e EV Publicações). Para vocês, ficam aqui registrados nossos votos de ótimo ano novo!
Em relação ao nosso trabalho para o próximo ano, reafirmo o compromisso do blog de continuar enfocando o melhor da Literatura, da Cultura e do Entretenimento em língua portuguesa. Agora que completamos uma década de vida, conforme apresentado no post do Décimo Aniversário do Bonas Histórias, não nos parece o momento de pararmos ou diminuirmos o ritmo de publicações. Em outras palavras, vamos prosseguir com as análises profundas e inteligentes de manifestações artísticas que julgamos mais relevantes. Com essa crença tão bem solidificada, avançaremos na produção do conteúdo das nossas 19 colunas: Livros – Crítica Literária, Desafio Literário, Teoria Literária, Talk Show Literário, Miliádios Literários, Contos & Crônicas, Mercado Editorial, Cinema, Músicas, Teatro, Dança, Exposições, Gastronomia, Passeios, Rádio, TV e Internet, Cursos e Eventos, Premiações e Celebrações, Melhores Músicas Ruins e Recomendações.
No que depender do Bonas Histórias, o próximo ano dos nossos leitores e parceiros será com muitas e excelentes contações de histórias. Se você gosta de Literatura, Cultura e Entretenimento, saiba que este é o seu espaço de inspiração no mundão por vezes caótico e imprevisível da internet brasileira. Por nossas páginas, queremos que todos se sintam à vontade para se informar e para não desgrudar os olhos dos diferentes campos artísticos. Esse é o nosso compromisso (que alguns chamam por aí de missão), que se renova desde dezembro de 2014.
Acho que é isso, pessoal. Feliz ano novo para todos! Que 2025 seja incrível para todo mundo! Tenho certeza de que nos veremos recorrentemente nas boas histórias que o blog trará nos próximos doze meses. Ah, e para aqueles que só pensam no Réveillon de Buenos Aires de amanhã à noite (abraços, Marcelinha, Mara e Luiz), aqui vai TAMBÉM o meu Feliz Ano-Novo para vocês!
Que tal este post e o conteúdo do Bonas Histórias? Seja o(a) primeiro(a) a deixar um comentário aqui. Para acessar os demais posts desta coluna, clique em Premiações e Celebrações. E aproveite para acompanhar o Bonas Histórias nas redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.