Enfim, chegamos ao final dessa terceira temporada da coluna Teoria Literária. No post de hoje do Bonas Histórias, vamos apresentar a última parte do Modelo de Análise Estilística de Romances (MAER). Essa é uma ferramenta de pesquisa que permite aos analistas literários a realização de estudos estruturados sobre os estilos dos romancistas. Desde junho estamos conceituando os elementos e as fases do MAER: em junho, apresentamos a Matriz Completa; em julho, os Onze Elementos Constituintes; em agosto, a Etapa I - Identificação do Tipo de Estudo; em setembro, a Etapa II - Definições Estatísticas da Pesquisa; em outubro, a Etapa III - Análise Horizontal; em novembro, a Etapa IV - Análise Vertical; e, em dezembro, a Etapa V - Análise Transversal. Agora, será a vez de comentarmos a Etapa V - Conclusões do Estudo.
A reunião dos elementos narrativos que se repetem invariavelmente no trabalho de um determinado autor ficcional constitui o que se convencionou chamar de estilo literário. Cada escritor possui um estilo textual próprio, o que diferencia sua produção dos colegas e marca seus livros aos olhos dos leitores.
Concluída a Análise Transversal, o analista literário precisa reunir todos os aspectos semelhantes descobertos nos textos do autor investigado. Para tal, ele deve montar um quadro conclusivo com essas características. Nesse painel informativo, deve-se apontar, além dos elementos identificados como padrões narrativos, as obras onde elas são encontradas, os exemplos dessas evidências (evidências objetivas de seus aparecimentos) e os percentuais de incidência (se aparecem em 100% das obras da amostra ou em 90%, 80%, 70% delas, por exemplo). Se o analista literário quiser, também pode ser aberto um campo para ele descrever melhor os aspectos da descoberta estilística feita. Esse recurso ajuda na compreensão do que está sendo tratado, principalmente quando o leitor da pesquisa ainda não teve acesso diretamente ao texto original dos romances
A apresentação das características do estilo literário do autor investigado feita pelo Quadro Conclusivo do MAER deve respeitar a ordem decrescente do índice de incidência. Ou seja, o analista literário deve pontuar primeiro os elementos que aparecem em maiores percentuais (100%, 95%). Os elementos que apresentam menores percentuais (80%, 70%) devem aparecer depois. Vale ressaltar que indicadores com índices menores a 50% devem ser descartados pelo pesquisador, pois não representam características predominantes no estilo literário daquele escritor.
E aí, gostou do Modelo de Análise Estilística de Romances? Para acessar aos demais posts dessa temporada da coluna Teoria Literária, clique em Apresentação do MAER. Espero que todos tenham gostado!
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