Luis Fernando Veríssimo é um dos meus autores preferidos. O escritor gaúcho é mestre em retratar a vida cotidiana e os relacionamentos humanos com bom humor e inteligência. Não é à toa que seus melhores textos, em minha opinião, são as crônicas. Por muitos anos, eu só comprava o jornal O Estado de São Paulo aos domingos para ler sua coluna. Contudo, entendo quem prefira o lado contista de Veríssimo. Afinal, são inúmeras personagens marcantes desse gênero: Velhinha de Taubaté, Analista de Bagé, Ed Mort... E o que dizer, então, de suas tirinhas, hein? As Cobras e Família Brasil eram hilárias.
Por que estou falando sobre isso hoje? Porque achei um vídeo na Internet com a adaptação de "Exigências da Vida Moderna", uma das crônicas mais conhecidas de Luis Fernando Veríssimo. "Exigências da Vida Moderna" apresenta tudo o que uma pessoa comum deve fazer em um dia normal para ter uma ótima saúde e uma excelente qualidade de vida. A união de todas as recomendações médicas é muito divertida.
O vídeo é um trabalho dos estudantes do Centro Universitário Belas Artes. Desenvolvido por Gabriela Silvestrini, Juliana Platero, Lilian Materaggia, Maria Paula Ribeiro e Natasha Marques e encenado por Lilian Materaggia, a produção teve a orientação de João Carlos Rocha, meu ex-professor de Cinema da ESPM (Abraço, João Carlos!).
Veja como o texto de "Exigências da Vida Moderna" foi magnificamente utilizado pelos estudantes nesta adaptação. Depois de assistir ao vídeo, acabei gostando ainda mais da crônica e do talento literário de Veríssimo.
Que tal o conteúdo do Bonas Histórias? Compartilhe sua opinião conosco. Para conhecer os demais posts dessa coluna, clique em TV, Rádio e Internet. E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook.