O filme "Persona" (1966) é um clássico do diretor Ingmar Bergman. O longa-metragem conta com as duas atrizes que se revezaram no acompanhamento de quase toda a trajetória cinematográfica do sueco: Bibi Andersson e Liv Ullmann. Apesar de ter realizado outras obras-primas, como "Sétimo Selo" (Det Sjunde Inseglet: 1956) e "Morangos Silvestres" (Smultronstallet: 1957), "Persona" é considerado pela crítica como o ápice da carreira de Bergman.
Para comemorar o cinquentenário desta célebre produção, o Itaú Cultural está com a exposição "Por Trás da Máscara: 50 Anos de Persona". Nela, é possível conhecer detalhes sobre o filme e sobre seus participantes (diretor e atores). A mostra ficará em cartaz de 15 de outubro a 6 de novembro. Ela está localizada no segundo andar do centro cultural.
"Por Trás da Máscara: 50 Anos de Persona" apresenta cadernos de trabalhos do diretor e trechos originais do roteiro, além de extenso material fotográfico e audiovisual sobre o longa-metragem. A mostra foi produzida pela fundação Bergmancenter, que cuida do legado artístico de Ingmar Bergman. Esta é a primeira vez que grande parte deste acerto sai da Suécia.
A exposição é realmente ótima. Ela apresenta detalhes sobre esta criação, detalhando o momento vivido pelo diretor (ele estava internado em um hospital quando montou o roteiro). Há a tentativa de explicar também várias passagens do filme (só uma tentativa, porque acredito que nem mesmo Ingmar Bergman sabia conscientemente o que estava produzindo). O documentário que aborda o prólogo (parte inicial do filme que tem 7 minutos com cenas desconexas e surrealistas) é bem interessante.
Evidentemente, quem conhece e já assistiu "Persona" irá aproveitar muito mais a visitação na mostra. Aqueles que descobriram o filme ali terão muito mais dificuldades para compreender as diferentes facetas deste longa-metragem que é classificado como um dos mais originais e difíceis do cinema europeu de todos os tempos.
O Itaú Cultural abre de terça a domingo. O horário de funcionamento durante a semana é das 9h às 20h e aos finais de semana e feriados é das 11h às 20h. A entrada é franca. Quem é cinéfilo e aprecia as obras Ingmar Bergman, este é um programa obrigatório.
Gostou deste post e do conteúdo do Bonas Histórias? Deixe sua opinião sobre as matérias do blog. Para acessar as demais análises desta coluna, clique em Exposições. E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook.