No último final de semana, aproveitei que estava no prédio da FIESP, na Avenida Paulista, para ver a Exposição “Carne Vale – Imaginário Carnavalesco na Cultura Brasileira”, que estava em cartaz no local. A mostra é uma narrativa sobre a história do Carnaval e o impacto desta festa na sociedade brasileira. Há uma linha do tempo descrevendo as características do Carnaval desde o século XVII. Tem também algumas fantasias reais expostas, imagens e textos sobre a festa, filmes de apresentações de escolas de samba e marchinhas antigas.
Com curadoria de Roberto Moreira S. Cruz e projeto expográfico de Valdy Lopes, “Carne Vale” reúne quase 200 itens, divididos em cinco seções. O ponto alto, na minha opinião, fica com as músicas das décadas de 1920, 1930 e de 1940. As marchinhas carnavalescas deste período são incríveis. Outro elemento interessante é o conjunto de fotos de Joãozinho Trinca organizando a produção das fantasias e dos carros alegóricos da Beija Flor. Os visitantes se encantam também com as fantasias e os sapatos utilizados por Carmen Miranda em seus filmes e em suas apresentações.
“Carne Vale” ficará em cartaz até o final de janeiro do próximo ano. Com entrada gratuita, a exposição abre diariamente das 10h às 20h. Para quem deseja entrar no clima de fevereiro em pleno mês de dezembro, fica aqui a dica.
Gostou deste post e do conteúdo do Bonas Histórias? Deixe sua opinião sobre as matérias do blog. Para acessar as demais análises desta coluna, clique em Exposições. E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook.