Na sequência de eventos comemorativos ao centenário de nascimento de Vilanova Artigas, o Itaú Cultural traz uma mostra sobre este que é um dos principais arquitetos brasileiros do século XX. "Ocupação Vilanova Artigas", em cartaz desde 24 de junho, apresenta desenhos, plantas e manuscritos originais do arquiteto. As duas principais obras de Vilanova Artigas, o estádio do Morumbi e o prédio da FAU-USP, são detalhadas na exposição.
João Batista Vilanova Artigas ficou associado ao movimento arquitetônico chamado Escola Paulista. Apesar de curitibano, ele é considerado um dos principais arquitetos da cidade de São Paulo, tanto pelo conjunto de sua obra ("Casinha", residência no Campo Belo, Edifício Louveira em Higienópolis, estádio do Morumbi, residência Olga Baeta, garagem de barcos do Iate Club e edifício sede da FAU-USP na cidade universitária) quanto pela sua influência sobre as novas gerações de arquitetos. Para Artigas, a arquitetura devia ser pensada com um olhar mais humanista. As construções precisavam dialogar mais com a cidade, integrando os edifícios à vida dos cidadãos.
Enquanto percorria o andar do Itaú Cultural reservado à mostra, percebi que havia muitos arquitetos contemplando as obras de Vilanova Artigas. Sem dúvida nenhuma, eles eram os visitantes mais empolgados com a exposição. Tiravam fotos e comentavam cada detalhe das maquetes e dos desenhos do famoso arquiteto.
A mostra "Ocupação Vilanova Artigas" tem entrada gratuita e vai até o dia 9 de agosto. O Itaú Cultural fica na Avenida Paulista, 149.
Gostou deste post e do conteúdo do Bonas Histórias? Deixe sua opinião sobre as matérias do blog. Para acessar as demais análises desta coluna, clique em Exposições. E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook.