Esta sexta-feira teve cara de sábado em São Paulo. Por causa do feriado estadual de ontem (9 de Julho - Revolução Constitucionalista), a maioria dos paulistanos não trabalhou hoje também. A quase totalidade das empresas emendou o feriado, deixando a sexta-feira com jeitão de final de semana antecipado na capital paulista.
Aproveitando o dia livre, fui com a minha irmã visitar a Casa Cor, a maior mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do continente. Inaugurada em 26 de maio e realizada no Jockey Club, a Casa Cor 2015 tem como tema a "Brasilidade". Assim, os mais de setenta espaços decorados fazem referências à cultura, às cores, à arte e ao design nacional.
Gostei muito do que encontrei lá. Os principais arquitetos e decoradores do país se esmeraram em proporcionar uma experiência rica e interessante aos visitantes. O bom gosto e o apreço pela estética estavam evidentes em cada detalhe. Apesar de alguns exageros e algumas "experiências" pouco convencionais de decoração, o resultado final foi válido.
As principais tendências que consegui notar foram: a sustentabilidade continua sendo um dos pontos fundamentais para as novas construções (iluminação LED, reaproveitamento de materiais, energia solar, uso adequado da água, etc.); uso criativo dos pequenos espaços, como os lofts (por exemplo, a cama pode ser suspensa para aproveitar seu espaço durante o dia); conceito do "menos é mais", tornando os ambientes mais arejados e com uma decoração "clean"; e retirada das divisórias entre os cômodos, proporcionando um visual mais aberto aos ambientes, além de integrá-los.
Visitar a Casa Cor é um passeio obrigatório para quem trabalha com decoração, arquitetura e paisagismo. Para quem não é desta área, como eu, a experiência também é riquíssima. Poder acompanhar de perto o que há de mais novo no mundo do design residencial enche nossos sentidos de estímulos. Trata-se de um passeio muito legal para quem vai ficar neste final de semana em São Paulo. Recomendo!
Gostou deste post e do conteúdo do Bonas Histórias? Deixe sua opinião sobre as matérias do blog. Para acessar as demais análises desta coluna, clique em Exposições. E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook.