Ontem eu fui ao Primo Basílico, localizado no Jardim América (Alameda Gabriel Monteiro da Silva). Inaugurada em 1991, a pizzaria inovou na época ao trazer para São Paulo o conceito do pizza-bar. Ao invés de ser um estabelecimento com o jeitão das cantinas italianas, como quase todos os concorrentes (garçom de smoking, toalha de pano na mesa, pizza de massa fina, redondas com os sabores tradicionais e decoração nas cores verde, vermelha e branca, fazendo referência à Itália), o Primo Basílico inverteu esta lógica ao proporcionar uma ambientação divertida, atendentes jovens e descolados, pizzas diferenciadas (massa grossa e com novas opções de ingredientes e sabores) e novas alternativas para servir o produto (ao estilo aperitivo).
Sua pizza foi eleita a melhor de São Paulo e a casa aparece constantemente entre as principais da cidade. O sucesso atraiu artistas, personalidades e famílias do bairro, transformando o lugar em um sucesso de crítica e de público. Estava criada uma marca das mais charmosas da cidade.
Na minha visita da noite passada a esta pizzaria (a segunda só neste mês), novamente fui muito bem atendido e saí encantado com a pizza. Ela realmente é de excelente qualidade. Comi a Primo Basílico (uma combinação interessante de mussarela de búfala, rodelas de tomate caqui e presunto do tipo parma) e a Quatro Queijos (mussarela, Catupiry, gorgonzola e parmesão). A massa (grossa) é de ótima qualidade, conferindo ainda mais sabor ao prato. O valor da redonda é entre R$ 60,00 e R$ 70,00.
A ambientação do lugar também é de se elogiar. O clima em seu interior é gostoso e agradável. O cliente se sente em um mix de bar sofisticado com uma pizzaria de alto nível.
Não vejo a hora de voltar lá. Quem sabe ainda este mês...
Que tal este post e o conteúdo do Bonas Histórias? Compartilhe sua opinião conosco. Para conhecer as demais críticas gastronômicas do blog, clique na coluna Gastronomia. E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook.