Livros: Identidade de Carreira - As mudanças profissionais por Herminia Ibarra
- Ricardo Bonacorci
- 9 de fev. de 2015
- 3 min de leitura

Estou desenvolvendo um novo curso para a The Open Mind School, escola no qual trabalho e cujo foco é atender às necessidades profissionais mais imediatas, além de abordar temas sobre qualidade de vida, cultura e entretenimento. O tema deste treinamento é "Mudança de Carreira". Esse assunto me interessa muito, pois estou passando por este processo já faz alguns anos (saindo da vida executiva e ingressando na de escritor). Assim, estou lendo bastante coisa sobre a transição entre profissões e a alteração radical de carreiras profissionais. E o livro que mais me impressionou positivamente foi "Identidade de Carreira" (Editora Gente) de Herminia Ibarra.
Ibarra é mestra e doutora pela Universidade de Yale e professora do INSEAD na França, tendo lecionado em Harvard por mais de uma década. Seu campo principal de pesquisa é exatamente a mudança de carreira, tema deste seu ótimo livro. Suas descobertas fogem das constatações convencionais dos outros autores. Sua linha de trabalho aponta estratégias inovadoras e pouco óbvias para as pessoas serem bem- sucedidas no momento da transição da profissão. Achei os argumentos e as ações descritas pela autora interessantíssimos e muito lógicos, apesar de a princípio parecerem completamente estranhos (e absurdos).

Em "Identidade de Carreira", Ibarra afirma que mais importante do que planejar bem a transição e cumprir detalhadamente o plano de ação da mudança de carreira, o profissional com o desejo de migrar para outra profissão deve lançar mão de várias experimentações. O planejamento nessa hora acaba tendo pouca importância. A prática e reflexão vindas de novas experiências são mais interessantes e relevantes para o profissional na etapa de transição e na fase de descobertas de suas verdadeiras vontades e vocações. A autora entende como experimentação os testes, as novas experiências, os empregos informais, os estágios e as pequenas tentativas de mudança. Sem tentar e testar novas possibilidades, o profissional nunca saberá se gostará do novo, se tem vocação para a nova carreira e se o mercado irá aceitá-lo na nova condição. É uma abordagem muito diferente da tradicional, apesar de lógica e sensata.
O legal do livro de Ibarra é que a escritora descreve vários exemplos reais de pessoas que mudaram de carreira utilizando intuitivamente essa abordagem. Há o caso do executivo com o sonho de virar monge budista. Da professora com o desejo de se tornar empresária. Do consultor de empresas com a pretensão de se tornar escritor. Todos os casos (e são vários) são analisados e comentados pela autora, cujo trabalho de acompanhamento dessas transações de carreira foi acompanhado de perto ao longo dos anos.

Para quem se interessar e desejar ler "Identidade de Carreira" fique aqui um alerta: esse livro está difícil de ser encontrado nas livrarias. A editora Gente parou de publicá-lo faz algum tempo (tive sorte de pegá-lo emprestado com um amigo). Assim, achá-lo, é tarefa complicadíssima. Talvez, seja possível localizá-lo em sebos. Ou pode ser mais fácil ler a versão em inglês do livro, importando-o. Mesmo com o dólar nas alturas e o custo maior do frete, vale a pena o investimento feito. O nome da versão inglesa dessa publicação é "Working Identity - Unconventional Strategies for Reinventing Your Career" (Harvard Business School Press).
Achei "Identidade de Carreira" sensacional. Recomendo a leitura e o estudo da teoria de Herminia Ibarra para quem precisa e deseja alterar seus planos profissionais.
Gostou deste post e do conteúdo do Blog Bonas Histórias? Se você é fã de literatura, deixe seu comentário aqui. Para acessar as demais críticas, clique em Livros. E aproveite para curtir a página do Bonas Histórias no Facebook.