Muita gente conhece a genialidade de Leonardo da Vinci, tido como o maior gênio da humanidade por muitos historiadores. O italiano que viveu no período do Renascimento foi um exímio cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, botânico, poeta, desenhista e músico (ufa!). Tudo o que se propôs a fazer (e como vimos, não foram poucas as áreas de atuação), ele se destacou, deixando um incrível legado.
E parte dessa história é mostrada agora na exposição "Leonardo Da Vinci: A Natureza da Inovação", apresentada pelo SESI-SP na Galeria de Arte do Centro Cultural FIESP - Ruth Cardoso, localizado na Avenida Paulista. Nela, é possível conhecer de perto as invenções criadas por Leonardo. O acervo foi trazido do Museo Nazionale della Scienza e della Tecnologia Leonardo da Vinci de Milão, na Itália e apresenta uma incrível coleção de projetos, desenhos, maquetes e, principalmente, réplicas das principais criações do mestre renascentista. A exposição exibe armas de guerra, guindastes, máquinas fabris, equipamentos de mergulho, projetos arquitetônicos, máquinas voadoras como paraquedas e aviões portáteis, veículos aquáticos como o submarino, máquinas têxteis, máquinas hidráulicas e objetos do cotidiano.
Saber que um homem no século XVI criou todas essas coisa já é sensacional por si só. Visualizar essas criações pessoalmente e materializadas como o artista elaborou é uma experiência ainda mais incrível. E é exatamente esse o mérito de "Leonardo Da Vinci: A Natureza da Inovação": permitir ao público visualizar os projetos desenhados pelo italiano.
A exposição do SESI-SP é gratuita e vai até o dia 10 de maio. Eu recomendo um passeio por lá. Reserve pelo menos uma hora para recorrer todo o espaço, para analisar as criações e para explorar os recursos multimídia à disposição do público.
Gostou deste post e do conteúdo do Bonas Histórias? Deixe sua opinião sobre as matérias do blog. Para acessar as demais análises desta coluna, clique em Exposições. E não se esqueça de curtir a página do Bonas Histórias no Facebook.