Hoje, é aniversário da cidade de São Paulo. Ela completa 461 anos de vida neste 25 de janeiro. Por isso, resolvi comentar no Blog Bonas Histórias uma música que é a cara da metrópole paulistana. Acho difícil algum morador daqui nunca ter ouvido esta canção. Basta começar o refrão “Vambora, vambora/Olha a hora, vambora” para todos se lembrarem e, principalmente, se identificarem com ela. Contudo, a maioria dos habitantes da cidade não a reconhece pelo nome. “Como se chama a música do “Vambora, vambora?”, muitos se perguntaram a vida inteira. A resposta é “Amanhecendo”.
Lançada em 1974, no disco "Sinfonia Paulistana", “Amanhecendo" foi composta por Billy Blanco. Curiosamente, Blanco, cujo nome completo é William Blanco Trindade, é paraense. Nascido em 1924 em Belém, ele se mudou para a capital paulista aos vinte e poucos anos para estudar arquitetura. Por aqui, rapidamente começou a alimentar o interesse pela música, deixando pouco a pouco a arquitetura em segundo plano.
O disco "Sinfonia Paulistana" demorou dez anos para ser composto. Das suas quinze canções, nenhuma ficou tão famosa quanto “Amanhecendo”. A canção se popularizou rapidamente. Ela foi inserida na vinheta do Jornal da Amanhã, tradicional programa de notícias da Rádio Jovem Pan, ainda em 1974. Com isso, milhares (quem sabe milhões) de paulistanos passaram a ouvi-la no caminho do trabalho e da escola. Foi o meu caso. Meus pais me levavam para o colégio todas as manhãs ao som do programa da rádio e, por consequência, da música de Blanco.
Para matar as saudades dessa parte da minha infância (a canção continua sendo executada pela Jovem Pan, mas eu não a ouço com tanta frequência), aí vai “Amanhecendo”. Veja, abaixo, a letra da música e assista a um dos seus vídeos.
“Amanhecendo” (1974) – Billy Blanco
Começou um novo dia Já volta quem ia, O tempo é de chegar, De Metrô chego primeiro, Se tempo é dinheiro, Melhor vou faturar. Sempre ligeiro na rua, Como quem sabe o que quer, Vai o paulista na sua, Para o que der e vier.
A cidade não desperta, Apenas acerta, A sua posição, Porque tudo se repete, São sete, e às sete, Explode em multidão. Portas de aço se levantam! Todos parecem correr! Não correm "de" correm "para" Para São Paulo crescer! Vamobora, vamobora Olha a hora, Vamobora, vamobora
Vamobora, vamobora
Olha a hora,
Vamobora, vamobora
Vamoembooooooooora...
Veja o vídeo em que o próprio Billy Blanco canta sua criação mais famosa. Nesta interpretação, ele é acompanhado pela Banda Sinfônica Jovem.
Que tal este post e o conteúdo do Blog Bonas Histórias? Seja o(a) primeiro(a) a deixar um comentário aqui. Para acessar os demais posts sobre o universo musical, clique em Músicas. E aproveite para curtir a página do Bonas Histórias no Facebook.