É com muito prazer que, hoje, inauguro a coluna Teoria Literária, a grande novidade deste ano do Bonas Histórias. A proposta desta seção é discutir a literatura a partir de uma visão mais acadêmico-científica. Para tal, vou usar como material algumas de minhas pesquisas realizadas nos últimos anos. A Teoria Literária possui uma bagagem metodológica maior do que a da Crítica Literária e é bem distinta a da Historiografia Literária. Trata-se de uma área de estudo muito interessante que merece ser popularizada. Daí o intuito da coluna Teoria Literária.
Nesta primeira temporada, a proposta é discutirmos o conceito de Análise Literária. Afinal, o que é uma análise para a literatura? Como podemos fazê-la? Quais são suas extensões e desdobramentos? Quais são suas etapas formais? Quantos e quais são os tipos de análise que um estudioso da literatura pode fazer? Como se identifica um estilo literário? É possível realizar pesquisas científicas para encontrar o estilo autoral? Quem ama a literatura, na certa, gostará de mergulhar nesses assuntos. Além disso, nada mais natural do que começarmos a falar de Teoria Literária pelo seu ponto de partida: como fazê-la?
Assim, ao longo de 2018, vou publicar aqui no Bonas Histórias essas discussões. Segue, abaixo, o calendário de posts da primeira temporada da Teoria Literária:
- 22 de março: O que é uma Análise Literária
- 23 de abril: Tipos de Análise Literária
- 25 de maio: Como se Faz uma Análise Literária
- 28 de junho: Fundamentos e Extensão da Análise Literária
- 24 de julho: Modelo Padrão da Análise Literária
- 25 de agosto: Definição do Estilo Literário
- 27 de novembro: Identificação do Estilo Autoral
- 29 de dezembro: Conclusão da Análise Literária
Espero revê-lo(a) ao longo deste ano nos posts da Teoria Literária. Boa leitura a todos e muita literatura no Bonas Histórias em 2018!
Que tal este post? Gostou do Blog Bonas Histórias? Seja o(a) primeiro(a) a deixar um comentário aqui. Para saber mais sobre esse tema, clique em Teoria Literária. E não se esqueça de curtir a página do Bonas Histórias no Facebook.