O Grupo Corpo, a principal companhia de dança do país, está comemorando 40 anos de vida. Para celebrar a data, o Itaú Cultural está com a exposição "Ocupação Grupo Corpo 40 Anos". Desde 5 de dezembro de 2015, quem visita o centro cultural, na Avenida Paulista, pode conhecer um pouco da história do grupo minero que já realizou mais de 35 espetáculos, viajou para mais de 40 países, contou com a participação de mais de 100 bailarinos e teve a contribuição de vários músicos famosos que embalaram com suas melodias as coreografias do grupo.
A mostra é constituída principalmente por fotos e por vídeos de apresentações do grupo. Logo na entrada da exposição, nos deparamos com uma sala escura em que a única parte iluminada é a parede com os nomes grafados das cidades onde o Grupo Corpo já se apresentou. Na seção seguinte, temos um mural enorme com fotos dos bailarinos e dos músicos em suas viagens pelo mundo. Aí temos imagens dos passeios pelas cidades visitadas, cenas dos ensaios, revelações dos bastidores dos espetáculos e algumas tomadas das encenações. São mais de mil fotos tiradas pelos próprios integrantes durante o tempo em que permaneceram no grupo.
Entre os murais fotográficos, temos pequenas salas onde vídeos das antigas apresentações do Grupo Corpo são reapresentados aos visitantes. Vale a pena sentar e conferir as performances dos bailarinos. Na saída da amostra, nos deparamos com uma bailarina ensinando, através de uma tela de tamanho real, os passos de algumas danças. O público tenta seguir as orientações da artista e repetir ao menos algum dos passos.
A "Ocupação Grupo Corpo 40 Anos" é uma mostra interessante e descontraída. A entrada é gratuita e ela fica em exposição até domingo agora, dia 17 de janeiro. O Itaú Cultural fica na Avenida Paulista, 149.
Gostou deste post e do conteúdo do Bonas Histórias? Deixe sua opinião sobre as matérias do blog. Para acessar as demais análises desta coluna, clique em Exposições. E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook.